A lei do Maine sobre o direito de consertar carros vence com 84 por cento dos votos

Paulo Boaventura
43 Views
3 Min Read

O movimento pelo direito ao reparo obteve uma vitória significativa ontem, quando uma lei do Maine relativa aos direitos de reparo de automóveis conquistou mais de 84% do apoio público, de acordo com a contagem não oficial da Ballotpedia . Conforme relatado pela 404 Media , a medida da “Questão 4” perguntava se os eleitores queriam que os fabricantes de automóveis permitissem que os proprietários e seus mecânicos preferidos acessassem os sistemas de diagnóstico de seus carros. Os eleitores disseram que sim.

Uma exclusão na lei do Maine permite que os fabricantes de automóveis ofereçam um portal seguro onde os proprietários e mecânicos independentes podem pesquisar como redefinir os recursos de segurança de um carro, em vez de divulgar essa informação. A lei exige que as montadoras padronizem o “acesso irrestrito aos sistemas de diagnóstico de bordo de todos os veículos motorizados” para proprietários e mecânicos independentes.

Há uma linguagem mais específica para veículos pesados, como uma exigência para que as montadoras vendam ferramentas e peças para veículos de 2002 que pesem mais de 14.000 libras, e uma exigência de um “aviso de sistema telemático de veículos motorizados” para compradores de automóveis explicarem como o acesso a os dados do carro funcionam.

Os fabricantes seriam autorizados a exigir autorização para aceder aos sistemas de diagnóstico, mas apenas com um procedimento padronizado aprovado por um painel terceirizado de representantes da indústria de montadoras, oficinas independentes, fabricantes de peças de reposição e outros.

O chefe do projeto de direito de reparo do grupo de direitos do consumidor USPIRG, Nathan Proctor, disse à 404 Media que as pessoas apoiam o direito de reparar “porque é bom senso – pelo menos para aqueles que não são fabricantes”. Tim Winkeler, que dirige a VIP Tire and Service em Auburn, Maine, disse ao News Center Maine que a votação permitirá que as famílias do Maine “confiem em sua oficina local, que os conhece e seu veículo”.

Original por The Verge
Tradução e revisão por Paulo Boaventura

Share This Article
Leave a review

Leave a review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *