Control só vendeu bem anos depois do lançamento, afirma Remedy

Paulo Boaventura
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Control
Créditos: Remedy Entertainment

Considerado um excelente título por muitos hoje, Control não teve um sucesso comercial de início, segundo o diretor de comunicação da Remedy. O melhor mês de vendas registrado para o jogo aconteceu mais de dois anos depois e eles esperam que o mesmo aconteça com Alan Wake 2.

Thomas Puha afirma ao Games Industry que vendas a longo prazo é algo que acontece no mercado de games, mas deixa claro que o melhor período pode acontecer nas primeiras semanas e não mais depois.

“Você volta uma década e as duas primeiras semanas foram, tipo, 90% de suas vendas. E, claro, sempre ter um grande início para suas vendas é ótimo. Quanto mais vendas pudermos ter logo, melhor, obviamente. Mas as coisas mudaram muito”, explica.

Control

“Nosso melhor mês de vendas de Control foi mais de dois anos depois do lançamento”, disse Puha, “e isso não foi porque estava mais barato. As pessoas têm muitos jogos para jogarem e, ao invés de comprar um jogo imediatamente, elas decidem pegá-lo quando a hora for certa. Talvez quando tem um desconto ou algo assim”.

Remedy espera vendas a longo prazo para Alan Wake 2

O diretor de comunicação da Remedy deixa claro que venderam Control por anos e eles esperam que o mesmo se repita com seu mais recente título. “Nós vendemos Control por anos. Olhamos para Alan Wake 2 da mesma forma, 2024 é sobre vender mais cópias de Alan Wake 2”.

O game vendeu pouco mais de um milhão de cópias entre seu lançamento no fim de outubro até o mês passado. Isso faz de Alan Wake 2 o título que melhor vendeu em seu período inicial entre os jogos da Remedy, sendo 50% a mais que a estreia de Control.

Thomas Puha, entretanto, explica que unidades vendidas não significa que a receita foi equivalente, já que um jogo pode vender bem em promoção, gerando receita menor em relação as vendas com preço cheio.

Alan Wake 2
Foto: Divulgação/Remedy Entertainment

“Unidades vendidas não é o mesmo que receita e desde que você mantenha o preço alto, para que não desça muito, aí é onde você quer estar”, explica. Ele então menciona os jogos da Sony, que se mantém com preço cheio por longos períodos e vendem bem mesmo assim. “Isso, para mim, é realmente importante”.

O executivo da Remedy ainda toca no ponto do custo de desenvolvimento de um jogo, afirmando que, quando mais alto o orçamento, maior a expectativa para conseguir boas vendas, claro, já que esse custo precisa ser pago e o lucro vir depois disso.

A Remedy completa 30 anos em 2025 e está trabalhando atualmente em novos jogos da franquia Control, agora que é a única dona da IP, além do remake dos dois primeiros Max Payne, todos sem uma janela de lançamento.

Fonte: Games Industry

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