Samsung quer rivalizar SK Hynix e NVIDIA com chip acelerador de IAs Mach-1

Paulo Boaventura
32 Views
3 Min Read
Samsung Mach-1
Créditos: Divulgação

A Samsung está se aventurando cada vez mais no mercado de inteligências artificiais e agora está prometendo o chip Mach-1, produzido para acelerar as IAs e com a previsão de chegar ao mercado no ano de 2025.

A proposta é simples e ousada: rivalizar sua “arquirrival” no segmento de memórias HBM, a SK Hynix e também a grande líder do mercado das IAs, a NVIDIA.

Divulgação

O anúncio foi realizado pelo chefe de negócios em semicondutores da Samsung, Kyung Kye-Hyun. Porém, não foram, fornecidos mais detalhes e especificações sobre o chip acelerador de inteligências artificiais da coreana.

Segundo o profissional, este é o principal projeto que está sendo produzido pelo seu centro de pesquisa e desenvolvimento.

Os sistemas de inteligência artificial atuais tem degradação em seu desempenho e problemas energéticos por gargalos na memória. Nós vamos corrigir este problema estabelecendo um laboratório de computação AGI (Artificial General Intelligence) e alcançando uma inovação na arquitetura das IAs. Mach-1 é o centro dos esforços de nossa pesquisa e desenvolvimento

Kyung Kye-Hyun

Apesar de preverem seu lançamento para 2025, a Samsung deve fornecer mais detalhes e uma data em futuros anúncios do chip Mach-1.

Divulgação

O chip Mach-1 da Samsung

O chefe de negócios em semicondutores da Samsung também explica o que esperar do Mach-1, diferenciando ele dos demais chips vistos na concorrência.

É um produto específico para ser um modelo transformador. Usando diversos algoritmos, nós queremos reduzir o fenômeno de gargalo que ocorre entre a memória e as GPUs em até 1/8 daquilo que testemunhamos hoje e aprimorar a eficiência energética em até oito vezes. O Mach-1 habilitará uma grande inferência LLM, mesmo usando menos energia de memória ao invés das HBM devoradoras. Criaremos os protótipos do Mach-1 no fim deste ano. A partir daí, nos veremos sistemas de inteligência artificial usando nossos últimos chips no início de 2025

Kyung Kye-Hyun

Divulgação

E o Mach-1 já começará de forma grandiosa, já que a Samsung fechou um acordo com a Naver – que esteve reduzindo a dependência de chips NVIDIA em seus projetos. O contrato é de $752 milhões em chips Mach-1 e é esperado que a fabricante mande quantias adicionais para estabelecer um lugar vantajoso em próximas negociações.

Conteúdo Relacionado

Fonte: WCCFTECH

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções

Fonte

Share This Article
Leave a review

Leave a review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *