Site que abrigava games de Pokémon feitos por fãs é retirado do ar

Paulo Boaventura
29 Views
3 Min Read
Site que abrigava games de Pokémon feitos por fãs é retirado do ar
Créditos: Divulgação/Pokémon Company

Conhecida por não ser muito favorável a projetos feitos por fãs, a Pokémon Company ajudou a derrubar um grande repositório online deles esta semana. Em operação há quase uma década, o site Relic Castle trazia informações de diversos games derivados da franquia e contava com mais de 20 mil membros registrados.

Em um comunicado publicado na última quinta-feira (21), a equipe de administração do site afirmou que ele foi retirado do ar após um pedido DMCA. Ela reforçou que a página sempre foi um trabalho sem fins lucrativos ou publicidade e que seus criadores têm orgulho de tudo o que fizeram enquanto ele esteve disponível.

Ao mesmo tempo que não vai receber mais atualizações e fechar seu fórum, o Relic Castle deve continuar acessível através de sua Wayback Machine. Além disso, os fãs que desejam discutir projetos relacionados ao mundo de Pokémon continuarão podendo acessar o servidor oficial do site no Discord.

Pokémon Company visa projetos que se tornaram conhecidos

A administração do site afirma que, enquanto o pedido de derruba não foi feito diretamente pela Pokémon Company, uma companhia autorizada por ela foi responsável pela ação. Ela afirma que a ordem DMCA envolvia todos os conteúdos da página e não estava relacionada somente a um game específico.

Site que abrigava games de Pokémon feitos por fãs é retirado do arSite que abrigava games de Pokémon feitos por fãs é retirado do ar
Foto: Divulgação/Pokémon Company

Em uma entrevista ao site Aftermath, um antigo advogado da companhia explicou que a pior coisa que pode acontecer para um projeto de fãs é ganhar publicidade. Segundo ele, a partir do momento em que um game não autorizado chega a um site conhecido, a companhia aciona seus advogados para tirá-lo do ar — especialmente quando há qualquer dinheiro envolvido.

A empresa não se limita a ir atrás de projetos individuais, também tendo agido para derrubar mods de títulos como Palworld. Embora seus representantes afirmam que não veem nenhum prazer em fazer isso, esse desconforto não é suficiente para impedir que eles continuem tirando do ar conteúdos que considera violar suas propriedades intelectuais.

Fonte: Eurogamer

Conteúdo Relacionado

Participe do grupo de ofertas do AdrenalineParticipe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções

Fonte

Share This Article
Leave a review

Leave a review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *