Cerca de um terço dos estúdios de games foi afetado por demissões em 2023

Paulo Boaventura
47 Views
3 Min Read
Demissões na indústria de games
Créditos: Montagem sobre imagens da Sony e Microsoft

Esse ano já começou com alguns milhares de demissões na indústria de games, uma continuação do difícil ano de 2023. Segundo um levantamento do GDC, cerca de 35% dos estúdios de games foram afetados por demissões no ano passado e mais da metade dos que estão atuando tem receio de ser demitido neste ano.

Os dados foram encomendados pelos responsáveis da importante Game Developers Conference, que neste ano acontece em março em São Francisco, EUA.

GDC
Divulgação/GDC

Os afetados que somam um terço da indústria estão em equipes ou estúdios que demitiram, ou eles mesmos foram demitidos no ano passado.

Receio do futuro pelos desenvolvedores

Maior parte deles são de equipes de garantia de qualidade (22%), setor bastante importante para garantir a qualidade de um jogo testando e encontrando problemas.

Profissionais do administrativo, mais especificamente voltados para negócios e finanças, somam 2% de demitidos em 2023.

Pouco mais da metade daqueles que responderam a pesquisa (56%) expressaram algum nível de preocupação em relação a demissões na empresa em que trabalham nos próximos 12 meses, enquanto um terço deles não tem essa preocupação.

Questionados sobre possíveis motivos que têm levado a tantas demissões na indústria de games, os desenvolvedores apontaram para fatores como “correção do curso pós pandemia”, conglomeração de estúdios e incertezas econômicas. Alguns deles expressaram interesse em se sindicalizar para proteger seus direitos.

Indústria de games
Divulgação/Anton Porsche/Pixabay

Já são cerca de 12 mil demissões nos últimos 12 meses

As demissões pegaram 2023 em cheio. Assim como temos feito nestes primeiros dias de 2024, acompanhamos esse assunto no ano passado e mostramos aqui diversos estúdios e empresas de games demitindo, desde gigantes como o Embracer Group até estúdios indies.

No fechamento de 2023, um levantamento feito por um jornalista mostrava que as demissões passavam de 9 mil, e isso só considerando as empresas que tornaram o número de demissões público, algo que nem todos fizeram. Ou seja, o número pode ser facilmente maior.

O mesmo já acontece neste ano na indústria de games. Um outro levantamento já aponta para quase 3 mil demissões só nesses primeiros dias do 2024, e deve ser ainda maior, já que nem todos divulgaram os números.

Fonte: GDC

Conteúdo Relacionado
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Fonte: Adrenaline

Share This Article
Leave a review

Leave a review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *