- Advertisment -
Inicio Donald Trump Merkel diz que suspensão de Trump é “problemática” e defende legislação para redes

Merkel diz que suspensão de Trump é “problemática” e defende legislação para redes

-

A suspensão definitiva da conta do Twitter do presidente dos EUA, Donald Trump, continua dando o que falar. O mais recente comentário é da chanceler alemã, Angela Merkel: ela disse que caberia à Justiça tomar uma decisão desse tipo com base em uma legislação.

De acordo com o G1, o posicionamento de Merkel é que o episódio é “problemático” pois envolve a liberdade de expressão. “É possível interferir na liberdade de expressão, mas de acordo com os limites definidos pela legislação, não baseando-se na decisão de uma empresa”, disse Steffan Seibert, porta-voz da chanceler. Como as plataformas têm responsabilidade sobre o discurso de ódio e violento, caberia à Justiça seguir regras estabelecidas pelo Legislativo para evitar problemas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, teve sua conta no Twitter suspensa definitivamente na sexta-feira (8), dois dias depois de apoiadores dele invadirem o Capitólio dos EUA para tentar impedir a confirmação do democrata Joe Biden como presidente eleito, último ato antes da posse, marcada para o dia 20. A rede social considerou que as publicações de Trump continuavam dando apoio aos invasores e informações úteis para futuros ataques. Por isso, o Twitter considerou que o correto era banir o presidente dos EUA de sua rede.

A suspensão de Trump desencadeou uma leva de medidas de outras plataformas, como Reddit e YouTube, contra fóruns e canais usados pela extrema-direita dos EUA. O presidente já estava suspenso de Instagram e Facebook até pelo menos o dia 20 de janeiro, quando Biden deverá tomar posse.

O episódio também levou a um debate sobre liberdade de expressão e censura, ainda que especialistas digam que não é bem por aí. Seja como for, a suspensão serve como um lembrete de que grande parte do debate público ao longo dos últimos anos foi parar nas mãos de poucas empresas bilionárias do Vale do Silício.

Últimos Posts

Biden toma posse como presidente: ouça episódios do podcast O Assunto para entender a transição

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA nesta quarta-feira (20). O democrata será o 46...

Na primeira reunião de 2021, Copom deve manter juro básico em 2% ao ano, prevê mercado

Pela primeira vez em 2021, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá...

Indenizações do seguro DPVAT passam a ser pagas pela Caixa; saiba o que muda e veja como pedir

Todas as indenizações são pagas individualmente, sem importar quantas...
- Advertisement -

Leitura Obrigatoria

Desde que apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o...
A Austrália vem discutindo cobrar do Google e Facebook...
Jack Dorsey, CEO do Twitter, enfim se pronunciou sobre...
- Advertisement -
- Advertisement -

Você também pode gostar dissoRelacionado
Recomendado para você