Morre Nichelle Nichols; confira a trajetória da Uhura de Star Trek

gizmodo 2 semanas atrás
Atualizada 2022/08/05 at 8:13 AM

Morre Nichelle Nichols; confira a trajetória da Uhura de Star Trek

Morreu na noite do último sábado (30), a atriz Nichele Nichols, aos 89 anos. Ela ficou mais conhecida por interpretar a tenente Uhura em Star Trek.

A notícia da morte da artista foi confirmada pelo filho de Nichols, Kyle Johnson. Segundo ele, a atriz faleceu de causas naturais, na pequena cidade de Silver City, no estado americano do Novo México.

“Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e inspirarmos. A dela foi uma vida bem vivida e, como tal, um modelo para todos nós”, disse Johnson em comunicado.

Em Star Trek, Nichols interpretou a oficial especializada em xenolinguística – fluente em dezenas de línguas alienígenas –, servindo a bordo das espaçonaves USS Enteprise e USS Enteprise-A, como a oficial de comunicações.

Na década de 1960, a personagem de Nichols em Star Trek serviu de inspiração não apenas para mulheres, mas também para os negros, por ser uma das primeiras atrizes negras a aparecer de forma recorrente em uma grande série de TV.

O papel dela é considerado como um marco importante na representatividade e diversidade em produções televisivas, principalmente em um momento que os Estados Unidos discutiam direitos civis de mulheres e negros.

Foi em Star Trek que Nichols e o ator William Shatner (que interpretou o Capitão Kirk) deram o primeiro beijo interracial da história da TV americana. O episódio gerou não apenas elogios, mas também críticas da audiência.

Nichelle Nichols posa junto com o elenco do filme “Jornada nas Estrelas: A Terra Desconhecida”, de 1991.
Nichelle Nichols posa junto com o elenco do filme “Jornada nas Estrelas: A Terra Desconhecida”, de 1991.

A importância de Uhura em Star Trek

A atriz e comediante Whoopi Goldberg, por exemplo, se inspirou em Nichols para começar a atuar. Ela já afirmou em várias entrevistas que, aos 9 anos, ficou deslumbrada ao ver uma mulher negra tendo um papel importante a bordo da Enterprise. Até então, atrizes negras eram vistas na TV interpretando apenas escravas ou empregadas domésticas.

Mais tarde, Goldberg também entraria para o elenco da franquia, participando das séries “Star Trek: A Nova Geração” e “Star Trek: Picard”, além do filme “Jornada nas Estrelas: Gerações”. Na foto abaixo, é possível ver uma foto de Nichols visitando Goldberg nos sets de gravação da série.

Nichele Nichols também serviu de inspiração para vários astronautas da NASA. Ela esteve presente, por exemplo, durante a cerimônia do voo inaugural do Ônibus Espacial Enterprise – batizado em homenagem à Star Trek.

Em 1977, a atriz gravou o vídeo promocional abaixo para a agência espacial, destinado a recrutar mulheres e pessoas de cor para compor o corpo de astronautas da NASA. No ano seguinte, a nova turma de astronautas incluiu Guy Bluford, o primeiro americano negro no espaço, e Sally Ride, a primeira mulher americana no espaço.

“A defesa de Nichelle transcendeu a televisão e transformou a NASA. Depois da Apollo 11, Nichelle assumiu a missão de inspirar mulheres e pessoas de cor a se juntarem a esta agência”, disse Bill Nelson, o atual administrador da NASA.

A atriz Celia Rose Gooding, que interpreta Uhura na nova série “Star Trek: Strange New Worlds”, lamentou a morte de Nichols. “Ela abriu espaço para muitos de nós”, disse Gooding, segundo o Bloomberg.

Outros atores de Star Trek também publicaram mensagens de condolências. “Lamento muito a morte de Nichelle. Ela era uma mulher bonita e interpretou uma personagem admirável que fez muito por redefinir as questões sociais tanto aqui nos EUA quanto em todo o mundo. Eu certamente sentirei falta dela. Enviando meu amor e condolências à família dela”, tuitou William Shatner.

Carreira de Nichelle Nichols

Nascida em 1932, na cidade Robbins, em Illinois, Nichols iniciou sua carreira aos 15 anos como dançarina e cantora, o que acabou levando ela para as telas do cinema, no filme “Porgy & Bess”, de 1959. Ela também atuaria em vários outros filmes nos anos seguintes, antes de chamar a atenção de Gene Roddenberry, o criador de Star Trek.

Nichols atuou nas 3 temporadas da série Clássica, além dos cinco primeiros filmes de Star Trek, entre os anos de 1966 e 1991. Ele também participou de “Star Trek: A Série Animada”, dublou diversos vídeo games e apareceu em fan films.

Após o sucesso de Star Trek, Nichols teve poucas aparições na TV, com destaque para a série “Heroes”, em 2007. No cinema, ela atuou em filmes como “Os Sobrenaturais” (1986), “Neve para Cachorro” (2002) e “Querem Acabar Comigo” (2005).

Ela também deu voz à tenente Uhura durante uma participação especial na animação “Family Guy”, além de dublar a si mesma em episódios de “Futurama” e “Os Simpsons”.

O seu último trabalho foi uma atuação no “Renegades: Ominara”, um filme não oficial de Star Trek – financiado por fãs e que está atualmente em produção. Em janeiro do ano passado, ele já havia antecipado que este seria o seu último papel como atriz. Inclusive, sua última foto publicada no Instagram foi vestida a caráter para o fan film:

 

The post Morre Nichelle Nichols; confira a trajetória da Uhura de Star Trek appeared first on Gizmodo Brasil.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário