Google for Education investe em colaboração, facilidade de uso e segurança

Google Brasil 1 ano atrás
Atualizada 2021/08/30 at 10:53 PM
No último ano, a adoção da tecnologia na educação disparou globalmente para manter os alunos aprendendo. Embora haja lacunas de aprendizado a serem preenchidas conforme os alunos retornam às suas salas de aula e outros continuam aprendendo em casa, estamos otimistas sobre como a tecnologia pode ajudar professores e líderes escolares a lidar com o cenário educacional no país.

Vimos o Google for Education se tornar um centro de comunicação, ensino e aprendizagem para milhões de professores e alunos este ano, com muitas escolas usando o Google Classroom. Isso só foi possível graças ao apoio e feedback de professores de todo o mundo que rapidamente colocaram em uso novas ferramentas.

A mudança é inevitável e queremos estar juntos com nossa comunidade para encontrar soluções para uma educação cada vez mais acessível para todos. Hoje, no The Anywhere School, compartilhamos 45 novas funcionalidades do Google Workspace for Education e seus aplicativos, como o Google Classroom, o Google Meet e o Chrome OS – todos focados em apoiar alunos, professores e gestores nessa acelerada transformação na educação.  A seguir, listamos as principais novidades em colaboração e segurança dos aplicativos, recursos de inclusão e engajamento, e personalização dos Chromebooks.

Google Classroom: centro de comunicação, ensino e aprendizagem

Temos investido esforços para tornar o Google Classroom uma plataforma de aprendizado mais simples e fácil de usar, sempre trazendo melhorias com base em pedidos e sugestões dos usuários. Uma das novidades é a importação de listas, que permitirá que os administradores configurem classes em grande escala, enquanto os complementos do Classroom darão aos educadores uma maneira simples de integrar seu conteúdo e atividades favoritas. O novo painel de atividades do aluno, a capacidade de agendar tarefas em várias turmas e as melhorias na integração entre o Meet e o Classroom tornarão muito mais fácil a interação nos ambientes de aprendizagem.

Google Workspace for Education melhora a colaboração e a segurança

A tela inteligente torna Documentos, Planilhas e Apresentações mais interativos e simples. Com recursos como chips inteligentes, listas de verificação, modelos de tabela e análise assistida, o Smart Canvas permite uma melhor colaboração com qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Um novo recurso dessa experiência são os chips inteligentes, que permitem que você obtenha informações úteis de outros produtos do Google Workspace enquanto trabalha em um documento. Por exemplo, se você é um aluno que está trabalhando em um projeto de grupo, pode incorporar rapidamente arquivos do Drive ou marcar outros alunos do grupo diretamente no documento digitando o sinal ‘@’. Depois que as pessoas forem marcadas, basta passar o mouse sobre seus nomes para bater um papo, enviar e-mail rapidamente ou marcar uma reunião.

Também estamos fortalecendo a segurança de todas as edições do Google Workspace for Education com melhorias de segurança do Drive e segurança avançada adicional para clientes com as versões pagas Education Plus e Education Standard.

Aprimoramos a segurança do Google Workspace for Education

Fornecer à comunidade escolar um ambiente de aprendizagem digital seguro é um compromisso e responsabilidade que levamos muito a sério. Todos os clientes do Google Workspace for Education já se beneficiam das proteções integradas do Google Drive que ajudam a bloquear o conteúdo de phishing e malware de usuários externos e organizações. Nas próximas semanas, adicionaremos proteções aprimoradas ao Drive que permitirão que todos os administradores do Google Workspace for Education ativem esse tipo de proteção no Drive interno de suas organizações para se defender ainda mais contra ameaças internas e compartilhamento acidental de malwares.

Além disso, as novas regras de confiança do Drive darão aos administradores controles mais avançados sobre como os arquivos podem ser compartilhados dentro e fora da organização. Por exemplo, um administrador pode permitir que um subconjunto de professores compartilhe documentos com qualquer pessoa em seu município ou restringir o compartilhamento com pessoas em uma escola específica. As regras para impulsionar a confiança serão lançadas na versão beta para clientes Education Standard e Education Plus nos próximos meses.

Google Meet está se tornando mais seguro, fácil de usar e inclusivo 

Moderadores e administradores terão novos controles, como a capacidade de forçar os participantes da sala temática de grupo de volta à reunião principal e encerrar qualquer reunião a partir da ferramenta de investigação. O Meet também está mais fácil de usar agora que oferece suporte a vários moderadores e a capacidade de fixar vários apresentadores ao mesmo tempo. As videochamadas serão mais inclusivas com transmissão pública ao vivo para o YouTube, melhorias para levantar as mãos e legendas traduzidas ao vivo. 

Seguro desde a concepção

Em breve, as reuniões iniciadas no Google Classroom serão mais seguras e protegidas por padrão, com as seguintes atualizações chegando nos próximos meses:
  • Todos os professores e auxiliares em uma turma do Google Classroom serão os organizadores das reuniões no Meet por padrão, melhorando o gerenciamento de cada turma.
  • Assim que um professor estiver presente, os alunos que estão na lista do Classroom serão automaticamente admitidos na reunião. Os alunos serão colocados em uma “sala de espera” e não poderão ver ou se comunicar com outros participantes até que um professor esteja presente.
  • Qualquer pessoa que não esteja na lista do Classroom terá que “pedir para entrar” e apenas o (s) professor (es) podem permitir que eles participem da reunião.
Todas as reuniões, incluindo as iniciadas no Meet ou Agenda, receberão as seguintes atualizações de segurança adicionais nos próximos meses:
  • Quando um organizador encerrar as salas temáticas de grupo, os participantes receberão um aviso e serão forçados a voltar para a reunião principal.
  • Os apresentadores podem combinar as configurações de segurança da sala temática de grupo com as configurações de segurança da reunião principal.
  • Para evitar distrações, os apresentadores serão capazes de desligar o vídeo de todos de uma vez com “bloqueio de vídeo”.

Para apresentadores que usam tablets e telefones celulares, adicionamos controles de segurança de reunião importantes, como a capacidade de encerrar reuniões para todos na chamada e silenciar todos de uma vez.

 

Mais inclusivo para todos alunos

Nas próximas semanas, melhoraremos o ícone e o som para levantar a mão para que os alunos possam participar com ainda mais confiança e os professores tenham uma melhor visão de quem deseja interagir. As pessoas com mãos levantadas aparecerão na grade e haverá uma notificação persistente para que os professores possam ver a lista de quem usou a funcionalidade e a ordem de pedidos. Assim que um aluno com a mão levantada terminar de falar, sua mão baixará automaticamente.

O Meet agora suporta legendas em cinco idiomas, incluindo o portugês do Brasil, para que as pessoas possam acompanhar com mais facilidade e se manter engajadas. E nos próximos meses, você poderá fixar vários blocos para personalizar o que deseja focar. Por exemplo, os alunos podem facilmente fixar um intérprete de língua de sinais e o professor para que possam ver os dois ao mesmo tempo.

Para educadores com as versões adicionais pagas Teaching and Learning ou Education Plus, estamos introduzindo recursos que levam o engajamento e a inclusão para o próximo nível. Ainda este ano, o Meet oferecerá legendas traduzidas ao vivo. Com as traduções ao vivo habilitadas, você pode ouvir alguém falando um idioma e acompanhar as legendas em tempo real em outro idioma. Esperamos que esse recurso seja especialmente útil em salas de aula multilíngues ou em interação com pais que falam um idioma diferente.

Nos próximos meses, estarão disponíveis legendas ocultas durante as transmissões ao vivo. E ainda neste ano, será possível hospedar transmissões públicas ao vivo diretamente no YouTube para que qualquer pessoa fora de sua instituição possa participar, ideal para reuniões do conselho escolar, eventos escolares e muito mais.

Chromebooks mais personalizados

À medida que as escolas fazem a transição de Chromebooks compartilhados para dispositivos individuais para cada aluno, estamos adicionando novos recursos, como logins com PIN para ajudar a tornar a assinatura mais fácil. Ao mesmo tempo, estamos fazendo mudanças para apoiar as instituições no envio de Chromebooks para a casa dos alunos. Essas mudanças também ajudarão os alunos a se conectar e participar de salas de aula híbridas, enquanto criam e compartilham suas ideias com uma ampla gama de ferramentas de aprendizagem.

Os Chromebooks também estão cada vez mais inclusivos com os novos recursos de acessibilidade integrados, como as legendas ao vivo e a alternativa de acesso por interruptor, que é a capacidade de usar o teclado embutido ou um dispositivo externo via USB ou Bluetooth para controlar o cursor. Com essas atualizações, esperamos que os Chromebooks possam ser usados de muitas maneiras, desde salas de aula virtuais até centros de entretenimento, abrindo cada vez mais possibilidades para todos os alunos e professores, estejam eles na escola, em casa ou em qualquer lugar.

Postado por Shantanu Sinha, Head do Google for Education

TAGGED: Google
Share this Article