Eleições 2022: conheça as novas políticas para anúncios eleitorais no Google

Paulo Boaventura
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A verificação será necessária para todo anunciante que desejar promover ou incluir menção a partidos políticos, titulares de cargos eleitos, ou candidatos à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, à Vice-Presidência e à Presidência. Como resultado desse processo, nós passaremos a apresentar uma versão brasileira do nosso “Relatório de Transparência de Publicidade Política”, incluindo um repositório dos anúncios e informações sobre quem pagou, em qual plataforma aconteceu a exibição, quais os critérios de segmentação e quanto dinheiro foi gasto.

O relatório, que estará disponível a partir do primeiro semestre do ano que vem, será atualizado com frequência e poderá ser acessado e baixado por qualquer pessoa interessada. Nosso objetivo é tornar essas informações acessíveis e úteis para todos.

Antes do lançamento, trabalharemos com anunciantes políticos para ajudá-los a entender o novo processo a partir de uma lista de boas práticas em publicidade digital e guias sobre nossas políticas de anúncios.

Apoiando o jornalismo e a formação de candidatos

Como parte do nosso esforço de fortalecer o processo democrático no Brasil, o Google.org, nosso braço filantrópico, destinará R$ 1,5 milhão a organizações não-governamentais que desenvolvam projetos voltados à capacitação de candidaturas de grupos politicamente sub-representados como povos indígenas, comunidade LGBTQIA+, comunidade negra e mulheres, com o objetivo de apoiar a maior diversidade de vozes na política nacional. As instituições selecionadas serão anunciadas nos próximos meses.

Na frente de checagem de fatos, trabalhamos com empresas de jornalismo ao redor do mundo para ajudar a combater notícias enganosas durante o período eleitoral. No Brasil, a nossa principal frente tem sido a colaboração com o Comprova, um consórcio jornalístico formado por 33 veículos de imprensa dedicados à verificação do conteúdo que é compartilhado na web. Em 2022, pelo terceiro ano eleitoral consecutivo, a iniciativa liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) contará com o apoio financeiro do Google para a realização do seu trabalho. 

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