Segurança Agora você pode 'desmascarar' uma fake news direto no WhatsApp

Agora você pode ‘desmascarar’ uma fake news direto no WhatsApp

-

- Advertisment -

A Agência Lupa lançou um canal no WhatsApp para verificar conteúdos e esclarecer informações falsas, as famosas fake news. Por esse canal, usuários do mensageiro podem mandar sugestões de verificação para análise da equipe da Agência Lupa.

Sempre que o material for checável, os jornalistas da Agência Lupa produzirão o conteúdo, e a dúvida será respondida através do perfil automatizado dentro do aplicativo. O projeto foi realizado em parceria com o WhatsApp e a desenvolvedora Meedan.

“Essa ferramenta amplia o alcance do trabalho da Lupa, e, ao mesmo tempo, aproxima a agência do público. Ela fortalece nosso monitoramento do ambiente de informações falsas e permite ao nosso leitor mais um canal de comunicação conosco. Assim, ele tem mais acesso a informações verificadas na hora de tomar decisões que impactam a sua vida e a sociedade”, afirma Natália Leal, diretora de conteúdo da agência.

Como pedir uma verificação de fake news?

Para interagir com a Agência Lupa no WhatsApp, basta mandar um “olá” para o número +55 21 99193-3751. Ao receber a mensagem, o perfil da Lupa envia um menu, pelo qual o leitor escolhe mandar uma sugestão ou receber as últimas verificações produzidas pela equipe. Caso queira que a Agência Lupa verifique um conteúdo suspeito específico, basta que o usuário escolha a opção 1 e, após o “robô” confirmar o recebimento, envie sua dúvida.

Se o conteúdo já tiver sido verificado, o leitor receberá a checagem. Caso a equipe ainda não tenha checado a informação, ela será apurada e uma nova verificação será produzida sobre o assunto.

As sugestões podem ser enviadas por texto, foto, vídeo, áudio ou link. Vale lembrar que a Agência Lupa não checa opinião, humor, projeções futuras ou fatos para os quais não existam dados públicos disponíveis, de acordo com a metodologia auditada anualmente pelaInternational Fact-Checking Network (IFCN), a rede que reúne os checadores de fatos em todo o mundo.

Últimos Posts

The Mandalorian: cookies do Baby Yoda começam a ser comercializados

No novo episódio de The Mandalorian disponibilizado no Disney+, vemos o Baby Yoda roubando alguns cookies de uma criança....

Shameless: veja trailer da 11ª e última temporada da série

Imagem: Showtime/Reprodução Nesta terça-feira (24), a emissora Showtime divulgou o trailer oficial da 11ª e última temporada de Shameless....

Twitter vai retomar verificação de contas em 2021

Nesta terça-feira (24), o Twitter anunciou que trará de volta seu recurso de verificação de contas no início do...

Search Party: Susan Sarandon integra elenco da 4ª temporada

Imagem: HBO Max/ReproduçãoA premiada atriz Susan Sarandon vai fazer uma participação especial no elenco da 4ª temporada de...
- Advertisement -

Ghostrunner traz ação frenética munida de muita frustração

O mundo cyberpunk está na moda. Basta dar uma olhada no catálogo de jogos lançados este ano, sem contar...

The Batman: fotos revelam novo visual da batcaverna

Novas fotos do set de The Batman revelam alguns detalhes da nova batcaverna. As imagens foram feitas pelo Daily...

Leitura Obrigatoria

Você deve imaginar que hackers são as pessoas mais...
O WhatsApp e Instagram, duas das maiores aquisições da...
- Advertisement -
- Advertisement -

Você também pode gostar dissoRelacionado
Recomendado para você