
Nos últimos anos, a escritora J.K. Rowling, criadora da saga ‘Harry Potter’ se tornou uma figura controversa por espalhar comentários transfóbicos em suas redes sociais.
Para quem não sabe, a maioria de suas publicações relacionadas ao assunto afirmava que “mulheres trans não são mulheres e não merecem os mesmos direitos do gênero feminino”.
E parece que a autora está no centro de uma nova polêmica, desta vez em relação à ideologia anti-semita, que envolve os povos judeus.
Em uma recente edição do podcast The Problem, o apresentador Jon Stewart afirma que os goblins do banco Gringotes são representações pejorativas dos judeus.
“Recentemente, Jon Stewart quebrou o silêncio total de Hollywood sobre JK Rowling propagando o folclore anti-semita por meio da saga ‘Harry Potter‘.”
So @jonstewart recently broke Hollywood’s complete silence on @jk_rowling unapologetically maintaining antisemitic folklore through Harry Potter. pic.twitter.com/ezWrxpzryB
— raf (@rafaelshimunov) January 3, 2022
Aproveite para assistir:
[embedded content]
Ao longo do programa, Stewart compara trechos da saga com descrições dos judeus tiradas do livro ‘Os Protocolos dos Sábios de Sião‘, uma obra abertamente declarada como anti-semita.
Stewart apontou o que vê claras conexões claras entre o livro e a franquia criada por Rowling.
As imagens do povo judeu n’Os Protocolos dos Sábios de Sião‘ os descrevem como gremlins com garras e nariz gigante, geralmente com corpos retorcidos ou grotescos e orelhas grandes, justamente como os goblins do Gringotes.
Em um trecho do programa, Stewart diz que:
“‘Harry Potter’ se passa em um mundo mágico, no qual os personagens podem até montar em dragões e possuir uma coruja de estimação, mas quem trabalha nos bancos?”
Na última frase, ele se refere aos fato dos judeus serem conhecidos como os fundadores do primeiros bancos, o que causou um grande revolta em toda a Europa por conta do acúmulo de riquezas deles.
Após a edição do podcast, o ativista Rafael Shimunov compartilhou um trecho do programa Satuday Night Live, no qual o humorista Pete Davidson fez críticas parecidas em 2020.
“A floresta de Hogwarts é controlada por centauros, as escolas são dirigidas por bruxos e fantasmas. Mas quem controla os bancos? Judeus, obviamente. Judeus goblins narigudos”, diz ele, em tom de piada.
Confira:
Here is Pete Davidson calling JK Rowling out for antisemitism in Harry Potter in 2020.
Thanks for the heads up @mcgarrygirl78 pic.twitter.com/kCEsmoO9hl
— raf (@rafaelshimunov) January 3, 2022
Diversos usuários das redes sociais também apontaram outros elementos preconceituosos na franquia, como o nome da principal personagem asiática ser Cho Chang e o sobrenome um dos principais personagens negros ser Shacklebolt, considerado por muito como um termo pejorativo.
“Precisamos que J.K. Rowling fique atrás das grades, mano, que p#[email protected] é essa!”
We need jk Rowling behind bars bro what the fuck 😭😭😭 pic.twitter.com/XfZGLSuXFG
— OUFZ | Dan 🐢 (@DNCHI77) January 4, 2022
Falando em ‘Harry Potter‘, o especial em comemoração aos 20 anos de estreia de ‘A Pedra Filosofal’ já foi lançado no HBO Max.
Ao longo da produção, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson viajam de volta para Hogwarts pela primeira vez desde ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2‘, junto com o diretor Chris Columbus e outros membros do elenco
Confira e siga o CinePOP no YouTube:
[embedded content]
[embedded content]
Não deixe de assistir:
[embedded content]