Viu promoção de Dia dos Namorados com Boticário no WhatsApp? É golpe

O Dia dos Namorados e o uso indevido da marca O Boticário são as iscas de uma nova leva de golpes por aplicativo de mensagens como o WhatsApp. É uma estratégia antiga, mas que ainda pega muita gente. De acordo com o Dfndr Lab, laboratório especializado em segurança digital, foram 39 mil vítimas nos últimos sete dias.

Esse tipo de golpe, conhecido como phishing, reaparece cada vez mais sofisticado em datas comemorativas. Desta vez os cibercriminosos usam uma abordagem promocional de “Cadastre e ganhe” para atrair interessados devido a uma suposta facilidade para ganhar um brinde.

Os criminosos até inventaram comentários falsos de usuários que teriam recebido o brinde, para dar mais credibilidade para a página e atrair mais pessoas.

Entenda o golpe

Com links enviados pelo WhatsApp, uma falsa promoção de Dia dos Namorados se passando pela rede de cosméticos O Boticário promete um perfume masculino ou feminino para quem se cadastrar. O objetivo é conseguir os dados pessoais dos usuários que caírem no truque.

Reprodução
Imagem: Reprodução

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Para ganhar o prometido “brinde”, o usuário deve fornecer alguns dados pessoais. Outra condição da promoção é que a vítima repasse o link para outros cinco contatos do WhatsApp, o que facilita a disseminação do golpe.

No site falso, também é solicitado a permissão a notificações no navegador. Se o usuário permitir, o cibercriminoso pode enviar a ele outros golpes de phishing.

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