Ads
Advertisements
Equipes de resgate procuram sobreviventes depois que um avião da Air India Express com 191 passageiros sofreu um acidente ao pousar no aeroporto de Calicute, no sul da Índia, nesta sexta-feira (7) — Foto: AFP

Acidentes como o do avião da Air India Express, que se partiu em dois após um acidente durante o pouso no aeroporto de Calicute, no sul da Índia, nesta sexta-feira (7), já aconteceram em diversos aeroportos ao redor do mundo, com diferentes níveis de gravidade.

Veja a seguir alguns outros casos em que aeronaves saíram da pista em aeroportos nos últimos anos.

Turquia – 2020

Avião da Pegasus Airlines saiu da pista após pousar em Istambul — Foto: Reuters/Murad Sezer

No dia 5 de fevereiro, um avião da companhia Pegasus Airlines saiu da pista ao aterrissar no aeroporto de Sabiha Gokcen, em Istambul, na Turquia. Três pessoas morreram. De acordo com o ministro da Saúde, ao menos 179 pessoas se feriram. O avião levava 177 passageiros e seis tripulantes e havia decolado da cidade da cidade de Izmir, no oeste da Turquia, rumo a Istambul.

Segundo o site especializado em aviação AVHerald, que obteve dados de transmissão do voo, o Boeing 737-800 tocou o solo a cerca de 1.950 metros depois da cabeceira e a apenas 1 mil metros do fim da pista. Com espaço muito curto, não houve como frear a tempo, e o avião caiu de um barranco no fim da pista.

Micronésia – 2018

Avião da companhia Air Niuguni caiu no mar em Chuuk, na Micronésia — Foto: Reprodução/Twitter/MMakaichy

No dia 27 de setembro de 2018, um avião da companhia aérea Air Niugini, de Papua Nova Guiné, saiu da pista do aeroporto de Weno, e foi parar no mar em Chuuk, uma das quatro ilhas-estado que formam a Micronésia, no Pacífico. Pessoas que testemunharam o acidente postaram imagens em redes sociais do Boeing 737-800 já parcialmente submerso nas águas da Lagoa Chuuk. Pescadores que estavam no local usaram seus barcos para ajudar a resgatar os passageiros.

O voo saiu de Port Moresby, em Papua Nova Guiné, e estava chegando em Chuuk. O avião estava pousando quando sofreu o acidente, por volta das 9h30 da manhã de sexta-feira no horário local. Segundo o porta-voz da administração do aeroporto de Chuuk, Jimmy Emilio, havia 36 passageiros e 11 tripulantes a bordo, e ninguém ficou ferido.

Turquia – 2018

Avião saiu da pista em Trabzon, na Turquia — Foto: Muhammed Kacar/Dogan News Agency via Reuters

Em 13 de janeiro de 2018, um avião derrapou na pista do aeroporto da cidade turca de Trabzon e acabou pendurado num barranco perto do mar. A aeronave Boeing 737 da Pegasus Airlines tinha 168 pessoas a bordo e vinha de Ancara. Todo mundo a bordo foi retirado em segurança, disse o governador da província, Yucel Yavuz. Não foram relatados feridos.

EUA – 2017

Avião faz pouso de emergência na Flórida

Em 29 de abril de 2017, um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência no aeroporto internacional de Sarasota–Bradenton, na Flórida (EUA), depois de perder um pneu durante o voo. Segundo a emissora “WFLA”, a aeronave saiu de Belize e, logo após a decolagem, o piloto percebeu que um dos pneus havia caído, mas decidiu seguir viagem ao concluir que o avião estava seguro para voar.

O piloto notificou a torre de controle sobre o problema, e voou em círculos para queimar combustível antes de pousar. Ao tocar o chão, o avião soltou faíscas e saiu da pista; bombeiros estavam de prontidão no local. Três homens e uma mulher estavam a bordo. Apesar de assustados, os ocupantes não se feriram.

Canadá – 2015

Avião da WestJet saiu da pista no aeroporto Pierre Elliott Trudeau, em Montreal — Foto: Reprodução/Twitter/Greg Brown

Em 5 de junho de 2015, um avião da empresa WestJet saiu da pista durante o pouso no aeroporto Pierre Elliott Trudeau, em Montreal, no Canadá, A aeronave tinha partido de Toronto. Segundo a própria WestJet, que não revelou detalhes sobre as possíveis causas, todos os passageiros e tripulantes do voo WS588 estão em segurança e ninguém ficou ferido no episódio.

De acordo com testemunhas, o Boeing 737 não parou no fim da pista e continou deslizando por cerca de 15 metros na grama.

Brasil – 2007

Avião da TAM explodiu após bater em prédio da companhia — Foto: Isabela Noronha/G1

Em 17 de julho de 2007, um avião da TAM se chocou contra um prédio da empresa ao lado do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e pegou fogo, no dia 17 de julho, causando a morte das 187 pessoas a bordo e de outras que estavam no solo.

A aeronave, um Airbus A320, vôo JJ 3054, partiu de Porto Alegre às 17h16 e pousou em São Paulo às 18h48 do dia 17 de julho. Percorreu toda a pista, virou à esquerda e atravessou uma avenida antes de bater no prédio, onde a empresa mantinha um depósito. O acidente é o maior da aviação no país.