Ads
Advertisements

O Exército israelense anunciou, nesta sexta-feira (7), que derrubou um avião que cruzou sua fronteira com o Líbano à noite, região onde há uma forte presença militar após os recentes confrontos.

“Durante a noite, as Forças Armadas israelenses identificaram um drone que havia se infiltrado no espaço aéreo israelense na região do Monte Hermon, ao longo da Linha Azul”, a fronteira entre Israel e o Líbano, disse o Exército israelense. Ele garantiu que o dispositivo foi derrubado.

Localizado em uma altitude estratégica, o Monte Hermon fica no cruzamento de Israel, Líbano e Síria. Consultado pela AFP, um oficial militar israelense confirmou que o drone derrubado procedia do Líbano.

“As tropas se encontram investigando a área (…) nenhuma violação da soberania israelense será tolerada”, acrescentou o Exército, sem especificar a natureza, o tamanho, ou o dono do aparelho.

Tentativa de infiltração

Foto do fim de julho mostra tanques blindados na Alta Galileia, no norte de Israel, na fronteira com o Líbano — Foto: Jalaa Marey / AFP

Foto do fim de julho mostra tanques blindados na Alta Galileia, no norte de Israel, na fronteira com o Líbano — Foto: Jalaa Marey / AFP

Há alguns dias, o Exército israelense declarou ter frustrado “uma tentativa de infiltração de uma célula terrorista” na mesma região fronteiriça. De acordo com a imprensa israelense, a célula pertence ao grupo terrorista libanês Hezbollah.

Israel está tecnicamente em guerra com os vizinhos Síria e Líbano. O Hezbollah e o Irã, outro inimigo de Israel, apoiam militarmente o regime de Bashar al-Assad, na Síria.