Em meio a polêmica sobre estátuas de escravagistas, busto de ator negro é vandalizado com alvejante na Inglaterra

1 de 1
Não se sabe ainda se a estátua foi danificada permanentemente — Foto: BBC

Não se sabe ainda se a estátua foi danificada permanentemente — Foto: BBC

Uma estátua do poeta, dramaturgo e ator jamaicano Alfred Fagon foi vandalizada com uma substância semelhante à água sanitária.

O monumento, localizado no subúrbio de St. Pauls, na cidade de Bristol, foi erguido em 1987, no primeiro aniversário de sua morte.

Fagon foi a primeira pessoa negra a ter uma estátua erguida em sua homenagem na cidade.

O ataque teria acontecido entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira e foi denunciado à polícia na quinta-feira.

Nas redes sociais, usuários viram o ato como um episódio de racismo, após manifestantes antirracismo terem danificado ou derrubado estátuas de figuras históricas polêmicas.

Alguns destacaram ainda o fato de que o busto de Fagon ter sido depredado com uma substância semelhante à água sanitária, com o intuito de “embranquecê-lo”.

“O ataque à estátua de Alfred Fagon em Bristol, com ‘alvejantes’, está ligado ao branqueamento histórico de estátuas / esculturas antigas para apagar da história pessoas não brancas. Grupos de extrema direita costumam usar mármore branco como símbolo do nacionalismo e supremacia brancos”, disse um usuário.

A polícia informou que está investigando o caso.

Estátuas de figuras históricas polêmicas vêm sendo alvo de protestos ao redor do mundo, na esteira das manifestações antirracistas decorrentes do assassinato do americano George Floyd.

Floyd, um homem negro de 46 anos, foi morto por um policial branco que por quase nove minutos se manteve ajoelhado em seu pescoço, mantendo-o preso no chão enquanto ele suplicava: “não consigo respirar”.

No último domingo, manifestantes antirracismo em Bristol derrubaram e jogaram no rio uma estátua de Edward Colston, um filantropo que acumulou fortuna como mercador de escravos no século 18. Veja o vídeo abaixo:

Manifestantes derrubam estátua de traficante de escravos no Reino Unido

Related Articles

Stay Connected

21,943FãsCurtir
2,756SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles