Como a tecnologia virou política pública de resiliência de cidades do país

Em tempos pré-covid-19, governos de todo o mundo competiam por uma série de prêmios em reconhecimento ao grau de inovação e emprego de tecnologias avançadas em seus projetos e políticas públicas. Era a batalha das smart cities (ou cidades inteligentes, como decidiu-se adotar no Brasil).

Com servidores públicos trabalhando remotamente, a resiliência e os cuidados com a segurança cibernética assumiram outro patamar – não mais como “luxo”, mas artigos de primeira necessidade.

Assim, cidades que flertavam de modo tímido com o movimento da Quarta Revolução Industrial foram obrigadas, do dia para a noite, a celebrar matrimônio compulsório – sem festa. Cidades em todo mundo, agarraram-se agora na tecnologia como meio de sobrevivência e não somente como uma estratégia de “inteligência””, mas principalmente como política pública de resiliência.

Essa transformação digital já estava acontecendo muito antes desta nova pandemia. A tecnologia já vinha empoderando os cidadãos e aumentando significativamente o protagonismo das nossas cidades, mas a verdadeira disrupção agora não é a tecnologia em si, mas sim a velocidade das mudanças.

O blogueiro do Tilt Renato de Castro conversou sobre o tema “O novo normal das cidades” com o professor e advogado Vitor Antunes, que atualmente assessora o município de Salvador em seu plano de smart city, Cláudio Maltez, diretor presidente da Cogel – Companhia de Governança Eletrônica de Salvador, e com Claudio Ricardo Gomes de Lima, presidente da Fundação Citinova – Fundação de Ciências, Tecnologia e Inovação de Fortaleza e ex-reitor do Instituto Federal do Ceará.

Esse “novo normal” após a pandemia certamente provocará uma reflexão quanto ao que é, de fato, “smart” – tecnicamente entendido como algo além das expectativas médias de um cidadão – e aquilo que os tempos de pandemia estão nos revelando como verdadeiras necessidades de um ecossistema urbano minimamente resiliente.

Confira abaixo o vídeo completo da entrevista:

Source: Como a tecnologia virou política pública de resiliência de cidades do país