Ads

1 de 1
Yoshihide Suga logo depois de ser eleito novo chefe do Partido Liberal Democrático (PLD) do Japão — Foto: Eugene Hoshiko / Pool / AFP Photo

O japonês Yoshihide Suga, aliado de longa data do primeiro-ministro Shinzo Abe, venceu nesta segunda-feira (14) eleição de liderança do Partido Liberal Democrata (PLD), abrindo caminho para se tornar primeiro-ministro em uma votação parlamentar que será realiza nesta semana.

O novo dirigente do PLD obteve 377 dos 535 votos, que incluem os dos 394 parlamentares do partido e 141 das secções locais desse grupo político nas 47 prefeituras do país.

O ex-chanceler Fumio Kishiba ficou em segundo lugar, com 89 votos, e o terceiro lugar foi para Shigeru Ishiba, com 68 votos.

O Parlamento realizará uma sessão extraordinária entre quarta (16) e sexta-feira (18) para nomear o novo primeiro-ministro, e deve ratificar Suga porque o PLD tem maioria nas duas câmaras legislativas.

Em mensagem aos dirigentes políticos que o elegeram, Suga lembrou que Shinzo Abe teve que renunciar por motivos de saúde devido à colite ulcerosa crônica de que sofre há décadas, mas disse que é preciso continuar com seu trabalho.

“Um vácuo político não pode ser tolerado em meio à expansão da pandemia do coronavírus e da crise nacional … Devemos herdar e seguir em frente com os esforços do primeiro-ministro Abe”, disse Suga.

2 de 1 Shinzo Abe — Foto: Franck Robichon / AP Photo

Shinzo Abe — Foto: Franck Robichon / AP Photo

Shinzo Abe parabenizou Suga pela eleição e lembrou os tempos em que trabalharam juntos dentro do governo.

“Estou orgulhoso de ter lutado com todos vocês por sete anos e oito meses”, disse Abe. “Nossa luta continua”, acrescentou o ainda primeiro-ministro japonês.