Casal transforma área em refúgio para animais silvestres em Lins — Foto: Reprodução/TV TEM

Casal transforma área em refúgio para animais silvestres em Lins — Foto: Reprodução/TV TEM

Ivan Tadeu Antunes e Cristiene Antunes são médicos e, além de tratar de pessoas, gostam de cuidar da natureza. Eles transformaram uma fazenda no município de Lins (SP) em um paraíso para animais silvestres.

O projeto começou há cerca de 20 anos com o plantio de algumas espécies de árvores nativas. Hoje, a Estância Natureza tem mais de 10 mil árvores e abriga tamanduás, tatus, capivaras, veados e, principalmente, aves.

Ivan conta que a área era usada exclusivamente para pastagem de gado. Eles fizeram o enriquecimento florestal, plantando também árvores frutíferas para atrair os animais.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 09/08/2020)

Casal transforma área em refúgio para animais silvestres em Lins

A fazenda recebe até 200 pássaros por vez. Eles são trazidos de centros de triagem de Botucatu, Barueri e do Parque Ecológico do Tietê (SP). O local tem 26 bebedouros e 23 comedouros, que são abastecidos com frutas e sementes.

Cada ave que chega ao local tem uma história. Muitas foram vítimas de acidentes nas estradas, foram mantidas em cativeiro ou, até mesmo, foram vítimas de maus-tratos. O processo de reabilitação pode levar meses.

A tenente da Polícia Militar Ambiental Ana Paula Arruda explica que tudo é feito com autorização do Ibama e as aves são monitoradas após a soltura. Esse momento do retorno à natureza é sempre um dos mais esperados.