Deprecated: uasort(): Returning bool from comparison function is deprecated, return an integer less than, equal to, or greater than zero in /var/www/vhosts/clubnation.com.br/httpdocs/wp-content/plugins/google-site-kit/includes/Core/Modules/Modules.php on line 267
Futura secretária do Comércio dos EUA promete ser 'agressiva' com a China » Club Nation
<> Anuncie Aqui <>
- Advertisment -
Inicio Finanças Futura secretária do Comércio dos EUA promete ser 'agressiva' com a China

Futura secretária do Comércio dos EUA promete ser ‘agressiva’ com a China

-

A nova secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, que foi sabatinada no Senado na terça-feira (26) no processo de confirmação de sua indicação para o cargo, expressou sua intenção de se manter firme e até “agressiva” com a China e lamentou as práticas desleais do gigante asiático.

Gina Raimondo, a primeira governadora de Rhode Island, afirmou que a China “claramente se envolveu em um comportamento anticompetição”, como no caso do setor de aço e alumínio, “que prejudica os trabalhadores americanos”.

“Consequentemente, se for confirmada, prevejo ser muito agressiva, ajudando os americanos a lutarem contra as práticas desleais da China”, prometeu.

1 de 1
Gina Raimondo (no telão) é sabatinada por comitê do Senado dos EUA em caminho para sua confirmação como nova secretária de Comércio dos EUA. — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Gina Raimondo (no telão) é sabatinada por comitê do Senado dos EUA em caminho para sua confirmação como nova secretária de Comércio dos EUA. — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Raimondo endossou, no entanto, a posição do presidente democrata Joe Biden de que prefere que os Estados Unidos não lutem sozinhos e que busquem o apoio de aliados para restaurar o comércio justo com Pequim.

Nesta quarta-feira (27), o governo chinês pediu a Washington que “corrija seus erros”, sem se referir diretamente às declarações de Gina Raimondo.

“O último governo dos Estados Unidos optou pelo protecionismo e pela intimidação e iniciou, malevolamente, uma guerra comercial” contra a China, disse à imprensa o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores Zhao Lijian.

Sem dar detalhes, Zhao afirmou que Pequim tomará as “medidas necessárias para proteger os direitos e os interesses legítimos” das empresas de seu país.

Embora congressistas republicanos e democratas tenham apontado que algumas empresas chinesas representam um risco para a segurança nacional, Raimondo não se comprometeu a manter a gigante Huawei e outras empresas chinesas na lista negativa dos Estados Unidos. De forma mais genérica, a nova secretária do Comércio prometeu apenas usar os poderes de seu departamento para “proteger os americanos e nossa rede da interferência chinesa”.

Sob o governo de Donald Trump, o Departamento de Comércio, liderado por Wilbur Ross, recorreu com frequência às prerrogativas de reprimir as empresas chinesas de tecnologia suspeitas de fazerem espionagem industrial, ou de comprometerem a segurança nacional dos Estados Unidos.

Nesse sentido, a pasta ampliou a lista de companhias que não podem negociar com empresas norte-americanas sem licença prévia. Dezenas foram afetadas, como as gigantes do setor de telecomunicações Huawei e ZTE.

Em dezembro passado, algumas semanas antes de deixar a Casa Branca, o governo Trump incluiu a fabricante chinesa de cartões de computador Smic, limitando o acesso da empresa a tecnologias americanas de última geração por seus supostos vínculos com o Exército chinês.

Assista as últimas notícias de economia

Últimos Posts

Leilão do 5G: presidente da Anatel propõe implantação gradual de tecnologia de ponta

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler e Morais, propôs nesta quinta-feira (25)...

Auxílio emergencial: Bolsonaro fala em pagar quatro parcelas de R$ 250 na nova rodada

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (25) que o governo estuda pagar quatro parcelas de...

Ministério da Agricultura registra 3 agrotóxicos inéditos e 64 genéricos para uso dos agricultores

Ministério da Agricultura liberou mais 67 agrotóxicos, contendo 3...

STF decide que é válida lei estadual do Rio que protege consumidor do telemarketing

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (25) manter uma lei do Rio de Janeiro que...
- Advertisement -

PEC Emergencial: fatiar votação e separar auxílio de contrapartidas é ‘pior para todos’, diz Tesouro

O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou nesta quinta-feira (25) que um eventual fatiamento da...

Twitter permitirá que usuários cobrem seus seguidores por conteúdo extra

Twitter anuncia novidades — Foto: REUTERS/Kacper Pempel ...

Leitura Obrigatoria

- Advertisement -
- Advertisement -

Você também pode gostar dissoRelacionado
Recomendado para você