Ciência NASA e ESA lançam neste sábado (21) o sentinela do nível do mar

NASA e ESA lançam neste sábado (21) o sentinela do nível do mar

-

- Advertisment -

O lançamento que ocorrerá no próximo sábado (21) a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA), é um marco para a ciência e, por tabela, para o estudo das mudanças climáticas e de seus efeitos no planeta. A bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, subirá ao espaço o satélite Sentinel-6 Michael Freilich, da parceria da NASA com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Esse é o primeiro de dois satélites idênticos que vão monitorar, entre outras coisas, o nível dos oceanos pelas próximas 2 décadas na missão Sentinel-6 / Jason-CS (Continuity of Service), que, por sua vez, integra o Copernicus, o programa da União Europeia de observação da Terra.

Até 2040, tanto o Sentinel-6 Michael Freilich como o Sentinel-6B (a ser lançado em 2025) vão medir com precisão a altura da superfície de mais de 90% dos oceanos do mundo, coletando dados para oceanografia operacional, meteorologia marinha e estudos climáticos.

“Nosso objetivo fundamental com o Sentinel-6 é medir os oceanos, mas quanto mais valor pudermos agregar, melhor. Será um bônus coletarmos dados da atmosfera”, disse o cientista de projetos Josh Willis, do Laboratório de Propulsão a Jato (JLP) da NASA.

Retrato fiel da atmosfera

Willis se refere ao Sistema Global de Navegação por Satélite — Rádio Ocultação (GNSS-RO), instrumento que transmite informações precisas sobre a temperatura e a umidade globais. Os novos dados vão melhorar os modelos usados para determinar o quanto a atmosfera terrestre está mudando e refinar sistemas climáticos preditivos, além de ajudar a rastrear a formação de furacões, determinar seu caminho e prever sua intensidade.

“Vamos poder determinar com precisão a temperatura, a pressão e a umidade através das camadas da atmosfera, o que nos dá uma visão incrível da dinâmica do clima terrestre. Ele será um dos termômetros atmosféricos mais precisos no espaço”, disse o cientista de instrumentos do JPL Chi Ao.

Legado

Nomeado em homenagem ao meteorologista Michael Freilich, ex-diretor da divisão de Ciências da Terra da NASA e um defensor incansável do avanço das medições de satélite do oceano, o Sentinel-6 está comissionado para uma missão de 5 anos e meio, tempo em que vai coletar os mais precisos dados registrados até hoje sobre o nível global do mar e sua resposta às mudanças do clima.

“Somente podemos rastrear o aumento do nível do mar por causa desse registro contínuo de observações. Ele é essencial para compreendermos os fatores que contribuem para que isso aconteça”, disse a diretora da divisão de Ciências da Terra da NASA, Karen St. Germain.

O lançamento do satélite ocorre em um momento em que soam alarmes em todos os estudos hoje sendo feitos sobre as mudanças por que passa o clima da Terra e suas consequências, por isso o Sentinel-6 estudará simultaneamente os oceanos e a atmosfera.

A água do mar absorve mais de 90% do calor retido pela atmosfera graças ao aumento dos gases de efeito estufa. Isso tem uma consequência: a água do mar se expande, e esse crescimento é responsável por mais de 30% do avanço do nível do mar, atualmente, somando-se ao derretimento de geleiras e calotas, em um fenômeno que tem se acelerado nos últimos 20 anos.

Se você quiser assistir ao lançamento do Sentinel-6 Michael Freilich, saiba que a NASA vai começar as transmissões a partir das 13h45 (horário de Brasília) na NASA TV e na ESA TV. Se o tempo ajudar, o Falcon 9 subirá às 14h17.

Últimos Posts

The Mandalorian: cookies do Baby Yoda começam a ser comercializados

No novo episódio de The Mandalorian disponibilizado no Disney+, vemos o Baby Yoda roubando alguns cookies de uma criança....

Shameless: veja trailer da 11ª e última temporada da série

Imagem: Showtime/Reprodução Nesta terça-feira (24), a emissora Showtime divulgou o trailer oficial da 11ª e última temporada de Shameless....

Twitter vai retomar verificação de contas em 2021

Nesta terça-feira (24), o Twitter anunciou que trará de volta seu recurso de verificação de contas no início do...

Search Party: Susan Sarandon integra elenco da 4ª temporada

Imagem: HBO Max/ReproduçãoA premiada atriz Susan Sarandon vai fazer uma participação especial no elenco da 4ª temporada de...
- Advertisement -

Ghostrunner traz ação frenética munida de muita frustração

O mundo cyberpunk está na moda. Basta dar uma olhada no catálogo de jogos lançados este ano, sem contar...

The Batman: fotos revelam novo visual da batcaverna

Novas fotos do set de The Batman revelam alguns detalhes da nova batcaverna. As imagens foram feitas pelo Daily...

Leitura Obrigatoria

Se te contassem que a China enviou uma sonda...
Na sua mais recente previsão do tempo para o...
O biólogo negro Charles Henry Turner fez pesquisas inovadoras...
A Food and Drug Administration (FDA), órgão dos EUA...
- Advertisement -
- Advertisement -

Você também pode gostar dissoRelacionado
Recomendado para você