Hábitos de consumo vão mudar após pandemia do coronavírus, aponta pesquisa

A pandemia do novo coronavírus deve mudar hábitos de consumo, principalmente em setores ligados ao comércio e aos serviços, aponta levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) encomendado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Batizado de “Observatório Febraban”, o levantamento ouviu entre os dias 1º e 3 deste mês mil pessoas, amostra considerada representativa da população adulta bancarizada de todas as regiões.

De acordo com a pesquisa:

  • 46% dos entrevistados disseram que devem reduzir a frequência a bares e restaurantes após a retomada das atividades.
  • 45% afirmaram que pretendem frequentar menos os shoppings centers, que já começaram a reabrir em algumas cidades do país, apesar do aumento no número de casos e mortes causados pela covid-19.
  • 30% dos entrevistados responderam que devem comprar mais pela internet no pós-pandemia;
  • 28% disseram que pretendem usar os serviços de delivery com mais frequência;
  • 37% responderam que devem viajar menos.
INTENÇÃO DE FREQUÊNCIA A BARES E RESTAURANTES APÓS A PANDEMIA
(em percentual %)
Fonte: Observatório Febraban

O comércio e os serviços estão entre os setores mais atingidos pela crise econômica causada pelo novo coronavírus. Juntos, os dois segmentos fecharam quase 779 mil vagas formais de emprego nos meses de março e abril, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Empresários da área de bares e restaurantes ouvidos pelo G1 relatam perdas de até 80% no faturamento, mesmo com a adoção do serviço de delivery ou de take out (retirada no local). Eles afirmam que estão sendo obrigados a reinventar os negócios para garantir a continuidade das atividades e reconquistar a confiança de clientes na futura reabertura.

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