Brasil Excesso de mortes nos EUA revela disparidade racial, mostram dados

Excesso de mortes nos EUA revela disparidade racial, mostram dados

-

- Advertisment -


Número de óbitos acima da média do usual nos EUA é pior nas populações de etnias minoritárias do país. Dados representam vítimas do novo coronavírus que não entraram nas estatísticas oficiais e mortes por outras causas indiretamente relacionadas com a pandemia. Assistente médico coleta exame de Covid-19 em paciente dentro de carro em Anaheim, na Califórnia, em 16 de julho
Jae C. Hong/Arquivo/AP
Os Estados Unidos registraram ao menos 215 mil mortes a mais do que o usual nos primeiros sete meses de 2020, dado que sugere subnotificação no número de vidas perdidas para o novo coronavírus e óbitos indiretamente relacionados com a pandemia. Metade dessas mortes correspondia a negros, hispânicos, indígenas e americanos de origem asiática.
Os dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) destacam uma forte disparidade: nesta crise, as mortes atingiram muito mais as minorias raciais do que os brancos nos Estados Unidos.
Estatísticas da agência Associated Press mostram que as minorias raciais formam pouco menos de 40% da população dos EUA. No entanto, essas pessoas respondem por 52% do “excesso de mortes” até julho — ou seja, total de mortes acima das médias de quando não há pandemia. “Os números da pandemia mostram quão extenso o racismo estrutural é”, disse à AP Olugbeng Ajilore, economista sênior do Centro para o Progresso Americano
No fim de julho, o número oficial de mortos no país pela Covid-19 ficou em torno de 150 mil. Desde então, o saldo aumentou para acima de 170 mil (leia mais sobre os números dos EUA mais adiante).
No entanto, autoridades públicas de saúde dos EUA sabem desde meses atrás que algumas mortes pelo coronavírus, especialmente no início da pandemia, foram erroneamente atribuídas a outras causas. Além disso, a crise pode ter levado indiretamente à perda de outras muitas vidas porque as pessoas com outras doenças e comorbidades se sentiram desencorajadas a procurar tratamento.
Dados divulgados anteriormente sobre casos, internações e mortes pela Covid-19 já mostravam os duros números da pandemia na população negra, hispânica e indígena. Uma disparidade atribuída ao acesso desigual aos serviços de saúde e oportunidades econômicas. Descendentes de asiáticos
Charlton Rhee, no centro, em foto com os pais, Man Joon Rhee e Eujla Rhee. Ambos morreram de Covid-19 em Nova York
Courtesy of Charlton Rhee via AP
Os novos dados colocam em evidência a população asiática-americana como uma comunidade muito atingida pela pandemia, tal qual os negros e os hispânicos. Na comparação com a média de mortes por todas as causas nos cinco últimos anos, houve aumento de 30% nas mortes dos asiáticos. Entre brancos, o aumento foi de 9%.
Esses dados sobre os americanos descendentes de asiáticos receberam bem menos atenção, analisa a AP. Uma hipótese é que o número absoluto de pessoas desse grupo que morreram — cerca de 14 mil a mais do que a média — está consideravelmente abaixo do registrado pelas outras minorias étnicas dos EUA, que também são mais populosas.
Excesso de mortes
Equipe médica tenta sem sucesso salvar paciente infectado pelo novo coronavírus em hospital de em Houston, nos EUA, na segunda-feira (6)
David J. Phillip/AP
Em um ano comum, cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem nos EUA por causas diversas entre janeiro e o fim de julho. Neste ano, os dados ficaram em 1,9 milhão, segundo o CFC.
Das possíveis 215 mil mortes a mais, a maioria foi atribuída a infecções pelo coronavírus. O resto foi atribuído a outras causas, incluindo doenças do coração, pressão alta e outros problemas respiratórios.
O CDC, porém, ainda não produziu um relatório completo sobre mortes por outras causas além do coronavírus em um recorte por raça. Até porque algumas classificações sobre mortes, como suicídio e abuso de drogas, por exemplo, envolvem investigações até que a causa seja oficialmente determinada.
Initial plugin text

Últimos Posts

Supernatural: quais são as melhores temporadas da série?

Analisando a história e a trajetória de Supernatural, ao longo de 15 temporadas o público acompanhou tramas extremamente interessantes....

Estes produtos de Metal Gear Solid farão qualquer um virar Snake

Em parceria com a companhia de moda japonesa Super Groupies, a Konami lançou uma linha de produtos e acessórios...

Eclipse lunar penumbral: saiba como observar o evento na segunda-feira (30)

Na próxima segunda-feira (30), acontecerá um eclipse lunar penumbral. Isso significa que a Lua perderá parte de seu brilho...

PF prende “hackers do TSE” no Brasil e Portugal

A Polícia Federal deflagrou neste sábado (28) a Operação Exploit com o objetivo de prender os membros do grupo...
- Advertisement -

Fotos de satélite mostram iceberg gigantesco evitando colidir com uma ilha

O Iceberg A68a – atualmente o maior iceberg do mundo – está girando e possivelmente se movendo na direção...

TCL 20 5G aparece em novas imagens vazadas

A TCL teve seu futuro lançamento para o mercado de celulares vazado nesta sexta-feira (27). Chamado de TCL 20...

Leitura Obrigatoria

- Advertisement -
- Advertisement -

Você também pode gostar dissoRelacionado
Recomendado para você