Brasil Com suspeita de envenenamento, opositor russo Navalny chega à Alemanha para tratamento

Com suspeita de envenenamento, opositor russo Navalny chega à Alemanha para tratamento

-

- Advertisment -


Adversário de longa data do presidente russo Vladimir Putin, ele desmaiou em um avião depois de beber um chá que seus aliados acreditam ter sido envenenado. Foto mostra líder da oposição russa, Alexei Navalny, participando de uma passeata em Moscou em fevereiro de 2019 Pavel Golovkin/AP O líder da oposição russa Alexei Navalny, de 44 anos, está internado neste sábado (22) no hospital Charité, em Berlim, em estado “estável”. O avião que o trouxe da cidade de Omsk, na Sibéria, chegou à Alemanha na noite de sexta-feira (21), horário de Brasília. “O estado de Alexei Navalny é estável”, disse à AFP Jaka Bizilj, chefe da ONG alemã Cinema for Peace, que fretou o avião para sua transferência para a capital alemã.
A direção do hospital comunicou à imprensa que os médicos realizarão um “diagnóstico médico global” que levará algum tempo e só se pronunciarão depois deste exame detalhado.
Navalny, está em estado grave, em coma, e conectado a um respirador. Seus assistentes e familiares acreditam que ele foi vítima de um “envenenamento intencional” na quinta-feira (20) ao tomar um chá no aeroporto. O ativista anticorrupção se sentiu mal e perdeu a consciência a bordo do avião que ia a Moscou, o que obrigou o piloto a fazer um pouso de emergência na cidade de Omsk.
Quem é Alexei Navalny?
A transferência foi feita a pedido da mulher de Navalny, Yulia, e de seus aliados, que disseram temer que as autoridades tentem encobrir pistas de como ele adoeceu e argumentando que o hospital que o tratava estava mal equipado.
Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, disse que Yulia estava a bordo do voo de transferência.
Nesta sexta-feira (21), embora a condição de Navalny tivesse melhorado, a equipe médica do hospital de Omsk disse inicialmente que ele estava em um estado muito instável para ser transportado com segurança para fora do país. Posteriormente, eles concordaram em liberar a transferência.
A mulher de Navalny enviou uma carta ao Kremlin apelando diretamente para que interviesse e concedesse permissão para que ele fosse levado de avião.
Dois anos atrás, Pyotr Verzilov, outro ativista anti-Kremlin e membro do grupo Pussy Riot, foi tratado no hospital Charité, em Berlim, depois de ser envenenado em Moscou.
Opositor russo Alexei Navalny, que teria sido envenenado, é transferido para a Alemanha

Últimos Posts

Até 2030, gasto com pandemia deve neutralizar economia com reforma da Previdência

Os gastos com a pandemia do novo coronavírus neste ano e o aumento que esses gastos...

Veja quem está na corrida por uma vacina eficaz contra a covid-19

Um grupo com poucas vacinas contra a covid-19 domina o noticiário mas, enquanto essas já atingiram a Fase 3...

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques para 7,3 milhões nascidos em agosto e setembro

A Caixa Econômica Federal (CEF) libera neste sábado (28) os saques e transferências de novas parcelas...

Dirty Dancing: Patrick Swayze não será substituído no filme

A atriz Jennifer Grey confirmou que a sequência de Dirty Dancing (Ritmo Quente) não vai buscar um ator para substituir...
- Advertisement -

Leitura Obrigatoria

- Advertisement -
- Advertisement -

Você também pode gostar dissoRelacionado
Recomendado para você