Brasil Banco Mundial confirma recebimento de indicação e diz que eventual mandato de Weintraub termina em outubro

Banco Mundial confirma recebimento de indicação e diz que eventual mandato de Weintraub termina em outubro

-

- Advertisment -

O Banco Mundial informou por meio de nota que recebeu do governo brasileiro a indicação de Abraham Weintraub, ministro demissionário da Educação, para ocupar um cargo de diretor da instituição. O banco disse ainda que o nome de Weintraub terá que ser aprovado por um grupo de países e que o eventual mandato termina em outubro, quando uma nova indicação teria que ser feita.

A saída do ministro do governo foi anunciada nesta quinta-feira (18) em um vídeo, divulgado nas redes sociais, do qual participaram Weintraub e o presidente Jair Bolsonaro. Weintraub vinha se desgastando politicamente nas últimas semanas, após dirigir ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o Banco Mundial, a vaga para a qual o governo decidiu mandar Weintraub faz parte de um conselho de diretores, que abriga representantes dos países. O grupo específico que o Brasil integra reúne Colômbia, Filipinas, Equador, República Dominicana, Haiti, Panamá, Suriname e Trinidad e Tobago. Essas nações terão que aprovar a indicação de Weintraub.

“O Banco Mundial recebeu uma comunicação oficial das autoridades brasileiras que indica o Sr. Abraham Weintraub para Diretor Executivo representando o Brasil e demais países do seu grupo (constituency) no Conselho de Diretores Executivos do Grupo Banco Mundial”, afirmou o banco na nota.

“Se eleito pelo seu constituency, ele cumprirá o restante do atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando será necessária uma nova nomeação e nova eleição”, explicou o Banco Mundial.

A instituição reforçou que diretores-executivos não são funcionários do Banco Mundial, “mas representantes dos nossos 189 acionistas”.

De acordo com o blog da Ana Flor, o salário do cargo que Weintraub deverá ocupar é de US$ 250 mil ao ano (cerca de R$ 1,34 milhão, em valores de hoje). Ele terá que morar em Washington.

Abraham Weintraub deixa o Ministério da Educação após 14 meses da posse

Abraham Weintraub deixa o Ministério da Educação após 14 meses da posse

Últimos Posts

16 empresas abrem vagas de emprego e estágio; veja lista

As empresas Porto Seguro, Asaas, BiomeHub, BRy Tecnologia, DOT digital group, Effecti, Exact Sales, GeekHunter, Next...

Auxílio Emergencial: Caixa paga nova parcela a 5,2 milhões nesta sexta

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira (27) mais uma parcela do Auxílio Emergencial a...

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques para nascidos em julho

A Caixa Econômica Federal (CEF) libera nesta quinta-feira (26) os saques e transferências de novas parcelas...
- Advertisement -

Leitura Obrigatoria

- Advertisement -
- Advertisement -

Você também pode gostar dissoRelacionado
Recomendado para você