Google News Initiative: renovando nosso compromisso com o futuro do jornalismo

Paulo Boaventura
6 Views
4 Min Read

Diante desse papel fundamental do jornalismo, é necessária uma estratégia em que veículos de notícia – apoiados pela tecnologia, por governos, pela sociedade civil e por cidadãos – sejam capazes de causar um impacto ainda mais amplo, alimentando um ecossistema equilibrado e saudável.

Sabemos que essa tarefa não é trabalho individual, mas sim um esforço coletivo no qual o Google, por meio de seus diversos programas e iniciativas como o Google Destaques, tornou-se um dos principais apoiadores e investidores no jornalismo mundial e um forte aliado  da imprensa, oferecendo ferramentas e recursos a diferentes projetos ao redor do mundo. Saiba mais sobre como o Google apoia o jornalismo e te conecta a notícias relevantes em g.co/NoticiasNoGoogle.

Uma retrospectiva da GNI no Brasil em 2021

Em 2021, nós investimos em produtos que ajudassem os brasileiros a encontrar notícias relevantes para seu dia a dia, ao mesmo tempo em que contribuíssem para a sustentabilidade das redações aumentando o número de leitores e assinantes. Com o Assine com o Google, ajudamos veículos brasileiros como a revista Piauí e o jornal O Tempo a alcançar novos leitores, tornando o processo de assinatura mais fácil e rápido. Com o Google Destaques, lançado no Brasil ainda em outubro de 2020, incluímos novos parceiros que passaram a ser remunerados para selecionar e exibir notícias e reportagens  em painéis no Google Notícias aos brasileiros todos os dias. Atualmente, mais de 55 veículos locais e de abrangência nacional fazem parte do  Destaques no Brasil e o programa continua crescendo.

Com o Desafio da Inovação da Google News Initiative deste ano, selecionamos 21 organizações jornalísticas na América Latina, sendo oito do Brasil, para receber investimento e apoio ao desenvolverem seus projetos inovadores. O Desafio da Inovação é um exemplo do nosso compromisso em promover o potencial inovador do digital no jornalismo e, assim, apoiar a criação  de novos produtos de notícias e modelos de negócio visando um futuro sustentável e diverso para o jornalismo.

Outro foco de investimento em inovação no jornalismo foi o pioneiro GNI Startup Lab no Brasil. O programa, concluído em maio, permitiu ao Google selecionar 10 startups de jornalismo para uma aceleração que incluiu mentorias, treinamentos e workshops sobre temas essenciais como estratégia, produto, modelo de negócios, vendas e marketing. O programa, que começou no Brasil, serviu de inspiração para outros países e já impactou startups jornalísticas nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.

Por meio de treinamentos e programas de capacitação, buscamos contribuir com as redações na procura por soluções para enfrentar desafios atuais. Os programas do Google News Lab já levaram treinamento para mais de 25 mil jornalistas brasileiros. Também investimos fortemente para a criação do Programa de Crescimento Digital, uma solução abrangente, desenvolvida com alguns dos maiores especialistas da indústria jornalística no mundo, sobre como desenvolver e fazer crescer o negócio jornalístico na era digital. No Brasil, mais de 800 redações se beneficiaram dos conteúdos e treinamentos oferecidos pelo programa.

Em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), lançamos um curso abrangente com o objetivo de ajudar a capacitar e formar novas agências e núcleos de checagem de fatos em redações em todo o país. O curso, já em sua segunda edição, espera formar mais de 5.000 profissionais com foco no combate à desinformação até abril de 2022.

TAGGED:
Share This Article
Leave a review

Leave a review