Anúncio
Anuncie
Anúncio

Imagem: Nicolas Asfouri / AFP (Getty Images)

Imagem: Nicolas Asfouri / AFP (Getty Images)

A Internet Archive, organização sem fins lucrativos que conta com um enorme banco de dados de páginas da internet, completou 25 anos de existência este ano. Para comemorar a marca, a IA desenvolveu um projeto para prever o futuro da internet nos próximos 25 anos.

Spoiler: embora a data seja comemorativa, o Internet Archive não possui previsões muito otimistas sobre 2046. Além de prever um futuro distópico, a organização propõe algumas formas de como os usuários podem ajudar a proteger a livre circulação de informações na internet.

Anúncio

O projeto é uma parceria do Internet Archive com outras organizações, como a Electronic Frontier Foundation, a Fight for the Future e a Wikimedia Foundation.

O Wayforward Machine é uma clara referência à ferramenta mais famosa da instituição, o Wayback Machine, que arquivou mais de 600 bilhões de páginas da internet desde sua fundação, em 1996. Uma ferramenta imprescindível para registrar a história e o desenvolvimento da web. Ao abrir o Wayforward, é possível inserir um link de qualquer site para ser transportado até uma versão dele no futuro. 

Ao carregar a página são apresentados banners exibindo mensagens que vão do tipo “este site restringe informações para usuários que não compartilham informações pessoais” até “acesse negado: este conteúdo não está disponível para usuários além do firewall”. A ideia central da iniciativa é alertar como podemos não ter mais a mesma liberdade de acesso que temos hoje.

De acordo com as previsões do Wayforward Machine, o livre acesso à informações na internet pode ser limitado nos próximos anos. O site apresenta uma timeline bem pessimista sobre o futuro da internet. Entre as coisas que o Internet Archive considera que podem acontecer envolvem leis que deixarão de obrigar os sites a ser responsabilizados pelos conteúdos que seus usuários costumam publicar. 

A abolição da Lei pode ter um impacto enorme para a internet como conhecemos hoje, apesar de algumas pessoas ligadas à empresas de tecnologia, como o CEO do Facebook Mark Zuckerberg, defenderem uma reforma na legislação atual. Outros acontecimentos citados na timeline são: o fim da Wikipedia, o que força a plataforma a operar apenas na dark web, o fim do Internet Archive, a destruição de cópias físicas de livros, a aprovação de regulações que restringem o acesso à informação e mais uma série de acontecimentos distópicos.

The post Como será a internet no futuro? Internet Archive projeta como será a web em 2046 appeared first on Gizmodo Brasil.

Anúncio
Share.
Anúncio

Leave A Reply

Anúncio
Anúncio
ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish