Taiwan acusa China de roubo de tecnologias de fabricação de chips

Paulo Boaventura
37 Views
3 Min Read
Taiwan acusa China
Créditos: Pixabay/Reprodução

A tensão tem aumentado entre China e Taiwan, com o diplomata da ilha acusando a sua vizinha de roubo de tecnologias de fabricação de chips.

Os atritos entre os países vão para além da tecnologia, mas as questões de inovação tecnológica e propriedade intelectual quanto ao que tem sido desenvolvido pelas duas potências do segmento tem se tornado protagonista nos últimos anos.

Roubo de tecnologia de chips pela China

Alexander Yui, diplomata de Taiwan em Washington, em uma entrevista à Reuters, declarou que a China tem tentado rivalizar com seu país no segmento de semicondutores através de meios desonestos, incluindo roubo de propriedade intelectual.

Eles realmente não seguem as regras.”Eles trapaceiam e copiam. Eles roubam tecnologia.”

Alexander Yui, diplomata de Taiwan em Washington

Yui rejeitou a possibilidade da China rivalizar com seu país no setor de chips, especialmente ao se tratar de chips em nós de ponta. O embaixador da China nos Estados Unidos afasta qualquer possibilidade de que as irregularidades apontadas sejam verdadeiras, acreditando na idoneidade das empresas chinesas.

As acusações de Yiu indicam que os fabricantes de chips chineses contornam as práticas padrão de inovação e recorrem a métodos desonestos para desenvolver seus produtos.

No passado, mais precisamente no início dos anos 2000, a fabricante de chips chinesa, Semiconductor Manufacturing International Corp, foi declarada culpada em julgamento por roubar tecnologias de processo da TSMC. Entretanto, dado o cenário atual, e a dificuldade de se reproduzir processos de tecnologias ligadas a nós de 7 nm e 5 nm (os mais usados atualmente), pode ser um exagero acusar as empresas chinesas de roubo.

Um movimento das fábricas chinesas que tem sido cada vez mais constante é contratar profissionais especialistas no segmento de suas empresas rivais, como TSMC e Samsung Foundry, para então desenvolver tecnologia proprietária.

As conquistas científicas e tecnológicas da China nunca são obtidas através de ‘trapaça’ e ‘roubo’. Nosso desenvolvimento é sempre construído com base em nossa própria força e estamos confiantes em continuar a fortalecer a capacidade da China de buscar auto suficiência e inovação tecnológica.” 

Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China, em declaração à Reuters 

O ano de 2024 e 2025 prometem trazer novas tecnologias vinculadas à chips, com a TSMC protagonizando parcerias importantes, principalmente com uma das líderes do setor, a Apple. Logo teremos novidades surgindo sobre essa rivalidade tecnológica.

FONTE: Reuters

Conteúdo Relacionado

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Fonte:

Adrenaline

Share This Article
Leave a review

Leave a review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *