HubSpot contrata provedor de dados B2B Clearbit para aprimorar sua plataforma de IA

Paulo Boaventura
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HubSpot , fabricante de software de marketing e plataforma de CRM com sede em Boston, anunciou hoje que está adquirindo o provedor de dados B2B Clearbit para aprimorar sua plataforma com dados de empresas terceirizadas abrangendo milhões de empresas. O acordo também traz mais de 400.0000 usuários e mais de 1.500 clientes empresariais da Clearbit para a HubSpot e eventualmente verá as duas plataformas se combinarem para fornecer à base de clientes da HubSpot dados expandidos e insights acionáveis.

Fundada em 2015, a Clearbit começou como uma ferramenta que ajudaria os usuários a encontrar endereços de e-mail associados a uma empresa, bem como informações de funcionários, como nome, cargo e outros detalhes, como contas de mídia social. A ideia era que essas informações ajudassem as empresas a entender melhor seus leads e avaliar suas vendas. SV Angel e First Round Capital estiveram entre os primeiros patrocinadores da startup.

Ao longo dos anos que se seguiram, a Clearbit desenvolveu-se em um conjunto mais completo de ferramentas, incluindo aquelas voltadas para equipes de vendas, marketing e operações, que incluíam integrações com provedores de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), como HubSpot e Salesforce. Também ofereceu tecnologia para enriquecer os leads, contatos e contas de uma empresa com dados adicionais, incluindo dados públicos da web – como sites de empresas e dados de crowdsourcing – bem como seus próprios dados proprietários. Mais recentemente, começou a aproveitar tecnologias LLM (modelo de linguagem grande) para converter dados não estruturados em conjuntos de dados padronizados para equipes B2B.

Como Matt Sornson, cofundador e CEO da Clearbit, explicou no início deste ano , “Grandes modelos de linguagem e IA generativa são as mudanças radicais na tecnologia que estamos usando para cumprir nossa promessa aos clientes. Os LLMs irão revolucionar indústrias inteiras nos próximos anos, mas estou confiante de que eles irão revolucionar completamente a indústria de dados dentro de 18 meses”, escreveu ele em um post no blog, onde também anunciou que o pipeline de dados Clearbit foi reconstruído com LLMs no essencial.

Graças a esta tecnologia, disse ele, a Clearbit agora é capaz de identificar e enriquecer qualquer empresa ou dados de contato de qualquer país em qualquer idioma. Isso provavelmente também o tornou um alvo de aquisição mais interessante.

O site da empresa elogiou os relacionamentos da Clearbit não apenas com seu adquirente HubSpot, mas também com outras empresas como Twilio Segment, Asana, Intercom, Zenefits, Greenhouse, Chargebee, Lattice e Frame.io. Com o HubSpot, especificamente, a Clearbit está disponível para seus clientes como parte do HubSpot App Marketplace desde 2019.

Após o fechamento do negócio, a Clearbit se tornará uma subsidiária da HubSpot e eventualmente será integrada à sua plataforma de clientes.

Falando sobre os motivos do interesse na Clearbit, a HubSpot explicou que a coleta de dados da empresa ficou mais fácil ao longo dos anos, mas ainda permanecem desafios em torno da análise e do uso desses dados. Acreditava que, ao combinar os dados da Clearbit com a plataforma da HubSpot, as empresas seriam capazes de enriquecer os dados dos seus clientes internos com um contexto externo mais em tempo real, explicou Yamini Rangan, CEO da HubSpot, num comunicado .

“A Clearbit assumiu como missão coletar dados ricos e úteis sobre milhões de empresas. A plataforma de clientes baseada em IA da HubSpot, combinada com os dados da Clearbit, criará uma combinação poderosa e vencedora para nossos clientes”, observou ela.

A Clearbit levantou US$ 17 milhões até o momento, de acordo com dados do PitchBook , que viu a startup avaliada em US$ 250 milhões em janeiro de 2019. Seus investidores da Série A incluíam Bedrock, Battery, Cross Creek e Zetta Venture Partners.

Os termos do acordo não estavam disponíveis imediatamente.

“A Clearbit sempre acreditou que os dados são fundamentais para as melhores equipes de entrada no mercado B2B”, observou Sornson em comunicado. “Ao unir forças com a HubSpot, a plataforma de clientes B2B mais amada do setor, desbloquearemos um nível totalmente novo de valor para nossos clientes e ajudaremos todo o B2B a crescer melhor.”

Sabe mais sobre este negócio? Sarah Perez pode ser contatada em [email protected] ou Signal (415) 234-3994.

Original em Inglês por TechCrunch
Traduzido Via Google Tradutor

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