Drives USB estão piores graças a NANDs reutilizadas e defeituosas

Paulo Boaventura
21 Views
3 Min Read
Drives USB estão piores graças a NANDs reutilizadas e defeituosas
Créditos: Divulgação/Pexels/Pixabay

Caso você tenha comprado um pendrive recentemente e percebido que ele não funciona muito bem, isso pode ser resultado de uma tendência geral da indústria. A empresa alemã CBL, especialista na recuperação de dados, fez um estudo mostrando que muitas fabricantes estão reutilizando NANDs ou usando peças defeituosas em seus drives USB mais atuais.

A suspeita da empresa é que muitos desses componentes estão sendo reutilizados a partir de linhas de produção para companhias como Samsung, SK Hynix e Sandisk. Após falharem em passar pelos processos de inspeção dessas fabricantes, eles estão sendo reencaminhados para linhas de fabricação de pendrives e outros dispositivos.

Drives USB estão piores graças a NANDs reutilizadas e defeituosas
Foto: Divulgação/sebastianperezhdez/Pixabay

A investigação da CBL mostra que, em muitos casos, os chips usados pelos drives USB de baixa qualidade trazem logotipos arranhados para esconder suas origens. Também é comum encontrar produtos usando cartões microSD e controladores soldados em suas placas, em vez de usando os controladores internos dos microSDs.

Problema afeta drives USB de marcas conhecidas

Segundo Conrad Heinicke, diretor da CBL, o problema afeta desde pendrives baratos que costumam ser dados como brindes até produtos de marcas famosas. No entanto, até o momento a empresa de recuperação de dados não revelou exatamente quais produtos estão sofrendo com a reutilizando de NANDs.

Drives USB estão piores graças a NANDs reutilizadas e defeituosas
Foto: Divulgação/Oliver Menyhart/Pixabay

Ao mesmo tempo, ela alerta que o uso de componentes de baixa qualidade coloca em risco a durabilidade e confiabilidade dos drives USB. Em outras palavras, a maneira como eles são montados leva a um maior risco de perder gravações, instabilidades de uso e dificuldades na hora de recuperar arquivos importantes.

A CBL recomenda que, para evitar maiores dores de cabeça, os consumidores devem recorrer a produtos de marcas conhecidas, por mais que eles possam ser um pouco mais caros. Além disso, ela afirma que dispositivos do tipo devem ser mantidos em temperaturas baixas, para evitar degradações de dados, e nunca devem ser preenchidos em sua capacidade total.

Fonte: PC Gamer

Conteúdo Relacionado

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.


Entre no grupo e aproveite as promoções

Fonte:

Adrenaline

Share This Article
Leave a review

Leave a review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *