Bard, a IA do Google agora está disponível em português e você já pode usar

Paulo Boaventura
43 Views
3 Min Read

Parece uma chuva de IAs saindo por todos os lados, ontem noticiamos a chegada do Claude 2, mas apenas no exterior. A grande notícia que temos hoje é o lançamento do chatbot do Google, o Bard, com suporte total ao idioma português brasileiro. Você sabe do que o Bard é capaz e como ele vai funcionar? Fique atento, pois explicaremos tudo logo abaixo.

publicidade

Bard

Bard foi lançado oficialmente em português do Brasil

A partir desta quinta-feira (13), está oficialmente está disponível no Brasil o Bard, o chatbot de inteligência generativa do Google. O projeto Bard foi criado para rivalizar com o maior exemplo dessa tecnologia atualmente, o ChatGPT, da OpenAI.

O produto que foi inicialmente lançado em fevereiro, passou por diversas críticas ao apresentar alguns problemas como respostas inadequadas, mas segundo a empresa tudo isso vem sendo revisado (apesar de ela mesma não dar 100% de garantia na página do Bard). Segundo a Google, o projeto ainda é algo em andamento e pode apresentar pequenas falhas.

Fora as atualizações e correções, para nós brasileiros, o mais interessante é o fato de a IA estar falando nativamente a nossa versão de português. Além disso, conteúdos inseridos na plataforma podem ser revisados por pessoas reais que falem nosso idioma, para manter a constante evolução da ferramenta.

publicidade

Do que ele é capaz?

Como falamos, o Bard é uma IA de respostas generativas, assim como o exemplo do ChatGPT. Ele pode criar respostas conforme as indagações e solicitações do usuário. Caso este não fique satisfeito, a empresa ainda colocou um botão de “pesquisa no Google” como uma segunda forma de pesquisa.

Apesar de estar em português, não podemos esquecer que a ferramenta continua em fase experimental. Porém, o Google promete que o Bard é capaz de criar conteúdo de maneira complexa e responsável.

Em tese, é possível solicitar as fontes de onde vieram as informações por ele geradas. Essa simples medida facilita a questão do “double check” de dados que muitos críticos de IAs falam.

Entre tantas polêmicas que o Bard já se envolveu desde o lançamento, a solicitação de fontes, o reforço na segurança de dados dos usuários e o controle por pessoas reais no processo de lançamento para português, se mostram uma boa iniciativa para afastar os “medos”.

Como utilizar o Bard em português

É bem simples utilizar a IA em português, basta seguir os passos:

  1. Acesse a página oficial do Bard;
  2. Faça o login utilizando sua conta Google;
  3. Digite os comandos na tela de prompt, em português se for mais fácil;
  4. Aproveite as respostas e faça as revisões necessárias para confirmar as informações.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Redação Bitmag

Jogos recomendados

TAGGED:
Share This Article