Com o Android Pay, usuários do telefones Android, podem cadastrar seus cartões de crédito e débito de forma segura no aplicativo. Na hora da compra, o usuário só precisa aproximar o telefone de um terminal de pagamentos equipado com com tecnologia NFC (Near Field Technology) para fazer o pagamento.

O serviço usa um método padrão do mercado para tokens, em que o número verdadeiro do seu cartão de crédito não é transmitido para as lojas e comerciantes. Assim, na próxima vez que uma grande rede varejista for hackeada e tiver todos os seus dados de cartões roubados, as suas informações estarão seguras, porque a empresa nem as tinha, para começo de conversa.

O mercado brasileiro de pagamentos móveis está prestes a ganhar mais um concorrente. O Google anunciou nesta quarta-feira (17) que o Android Pay chegará ao Brasil até o fim do ano. Ele vai rivalizar com o Samsung Pay, da Samsung. A Apple também possui seu serviço nesse segmento, o Apple Pay, mas ainda não o oferece no país.

Segundo o Google, o Android Play funcionará com os sistemas de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Mastercard, Visa, Elo e Porto Seguro.

Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sênior do Google para produtos de publicidade e comércio, diz que o Brasil é o primeiro país latino-americano a receber o Android Pay. Na mesma época, Canadá, Rússia, Espanha e Taiwan também receberão a plataforma de pagamentos. Ela já funciona em mais de 10 mercados.

Nos EUA desde 2015

Lançado nos EUA em setembro de 2015, o Android Pay funciona como seus rivais:

• O usuário armazena no aplicativo os dados do cartão de crédito, de débito ou de contas de carteiras eletrônicas, como o do PayPal;

• Na hora de saldar uma dívida em uma loja, basta aproximar o celular na maquininha;

• A tecnologia de NFC (serviço de comunicação sem fio) faz o resto;

• Se a compra for na internet, basta inserir as credenciais do perfil do Android Pay e selecionar de onde o dinheiro sairá.

Segundo Alessandro Germano, diretor de parcerias estratégicas do Google para América Latina, quase todos os terminais de pagamento no Brasil já são equipados com a tecnologia NFC.

Segundo o executivo, o sistema é seguro porque as informações do cartão não ficam guardadas no celular. O Android Pay gera códigos a cada transação para manter dados dos cartões a salvo.

Fonte: Google | G1 | CIO