Bem-vindo a casa, Sr. Presidente. Ficou pior enquanto você estava fora.

Presidentes problemáticos atormentam viajar para o exterior, para serem recebidos por jatos aéreos, danças de espada e muita pompa e foto-ops. Mas então eles têm que voltar. Quando o presidente Donald Trump chegar em casa esta semana, ele terá que enfrentar a reação ao seu orçamento amplamente ridicularizado. Ele terá que lidar com a luta dos republicanos do Congresso para consertar uma lei de saúde impopular, um governo com dezenas de vagas de alto nível e uma Casa Branca destruída por dissensões e vazamentos.

Acima de tudo, ele enfrentará a agonia de uma investigação de um conselho especial que poderia pôr em perigo sua presidência. A sondagem de Robert Mueller sobre a interferência russa nas eleições de 2016 é extremamente séria, e é provável que seja ampla e prolongada. É por isso que o presidente e alguns de seus associados estão, em linguagem investigativa, "advogando".

Oficialmente, Mueller é responsável perante o Vice-Procurador-Geral Rod Rosenstein, mas sua posição é tal que o único limite para seu poder de investigação é a autoridade de Trump para decidir que ele é uma ameaça e demiti-lo. O ex-diretor do Federal Bureau of Investigation, Mueller tem o poder de investigar as ligações entre os russos eo universo Trump. Isso inclui "quaisquer questões" que surjam da investigação.

Mueller pode ser contado para ser discreto, justo e resistente. Ele vai analisar se havia alguma coordenação entre as autoridades russas e as personalidades da campanha, quaisquer ligações financeiras ou lavagem de dinheiro, e se o presidente tentou obstruir a investigação.

Evidências até agora são apenas circunstancial. No entanto, há muito, incluindo um padrão de decepções e mentiras sobre conexões russo que causa preocupação republicana.

O ex-diretor do FBI, James Comey, demitido este mês por Trump, manteve notas contemporâneas sobre conversas privadas nas quais o presidente teria tentado desviar a investigação sobre seu ex-chefe de segurança nacional, Michael Flynn. Comey em breve Breve Mueller.

Talvez mais preocupante para os aliados do presidente foi chamado de Trump a dois oficiais de inteligência de cima para pressionar o FBI para conter o inquérito Rússia.

Esse convite convidou comparações com a obstrução do presidente Richard Nixon das investigações de Watergate. É improvável que haja alguma coisa desta vez como a "gravação de fita" da Casa Branca , em 1972, na qual Nixon discutiu usar a Agência Central de Inteligência para fechar a investigação. Lembre-se, no entanto, de que o Comitê Judiciário da Câmara votou em uma base bipartidária para acusar Nixon de obstrução nove dias antes de a fita ser lançada.

O Trump imprudente poderia expor-se a riscos adicionais. O casamento do presidente Bill Clinton com um estagiário, que precipitou o processo de impeachment, ocorreu 15 meses após a nomeação de 1994 de Kenneth Starr como advogado independente para investigar transações financeiras que ocorreram durante os dias de Clinton em Arkansas anos antes.

As alegações de ligações financeiras entre a campanha Trump e o Kremlin - que Trump nega categoricamente - chamam a atenção as alegações compiladas por Christopher Steele , o chefe aposentado da Rússia-secretária da agência de inteligência MI6 do Reino Unido.

Steele compilou um dossiê a pedido dos adversários políticos de Trump, que, recorrendo a fontes russas, concluíram que Moscou e Trump tinham conexões profundas. Seu conteúdo permanece não verificado e foi desmentido pelos partidários do Trump. Mas as agências de inteligência continuam a perseguir algumas das especificidades.

Agências de inteligência dos EUA informaram em janeiro que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma campanha de influência de ciberataques e notícias falsas para minar as perspectivas presidenciais de Hillary Clinton e a fé pública no processo democrático. Seu relatório não comentou se alguém na campanha Trump se comunicou com operários russos.

O que os republicanos estão fazendo e pensando sobre o inquérito de Mueller sobre essa questão e outros relacionados? Alguns no Congresso, do previsível e hiperpartidário Representante Trey Gowdy ao senador mais independente Charles Grassley, tentaram desacreditar a investigação. Eles não adquiriram qualquer tração.

Privadamente, mais e mais republicanos esperam que o escândalo Trump-Russia funcione. Eles reconhecem que Trump fez inimigos perigosos ofendendo a comunidade de inteligência e, com o despedimento de Comey, o FBI. Eles se preocupam se eles podem escapar da precipitação.

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial ou Bloomberg LP e seus proprietários.

Entrar em contato com o autor desta história: Albert R. Hunt at ahunt1@bloomberg.net

Entrar em contato com o editor responsável por esta história: Jonathan Landman at jlandman4@bloomberg.net