Podemos falar de DESIGN, de diferentes formas e vertentes. Mas para essa minha coluna queria um design, bem chique e foi difícil ver o que estava na minha frente. O RIO.
Moro de cara para a Bahia de Guanabara e sou Designer, há 13 anos, e diversas vezes coloquei o cenario do Rio em minhas artes. Mas o que nunca havia falado com tanta propriedade é da inspiração que o Rio, tem sobre o mundo. Vasculhando e procurando, achei coisas que você vai gostar de ver.  Apresento:

O Rio em Design

Aqui voltamos a 2008, essa placa de MDF, merece a hastag #EuQuero

Tem assinatura da Indústria Nacional & Dialogo Design o kit criado para o Governo do Estado do Rio de Janeiro que foi distribuído na Brazil Design Week. A peça valoriza o Rio como uma referência do design brasileiro. É uma placa de MDF com corte laser dos principais cenários cariocas. A peça é fácil de montar e desmontar e permite criar e recriar a paisagem do Rio na sala de casa. Nas instruções: “Mantenha ao alcance dos olhos.” [1]

Aqui temos a Favela Paiting > Santa Marta
Que o Design deu uma vida a quem mais precisava de cor. Projeto que começou em 2006, fez arte em duas favelas do Rio de Janeiro,  Vila Cruzeiro e Santa Marta.
Em 2006, a dupla de artistas holandês Haas e Hahn concebeu a idéia de criar arte através de intervenções em comunidades no Brasil. Seus esforços resultaram em dois murais que foram pintados na Vila Cruzeiro, favela mais famosa do Rio de Janeiro, em colaboração com a juventude local. Os trabalhos atraíram a atenção da mídia internacional e tornaram-se motivo de orgulho para a comunidade.[2]

A marca 2016
Ela que foi quase clonada pelo mexico, mais é única.  Preciso dizer mais?

Video Oficial da Logomarca Rio 2016

2016 Paraolimpica
Não vou falar mais nada sobre ela, pois a Brainstorm9, quando lançou essa marca ela me emocionou e você só vai entender o motivo da minha emoção quando você ver o video abaixo.

O artista plástico brasileiro Tom Veiga é apaixonado por design, artes, ondas e cultura surf. A união entre seu trabalho como designer e sua paixão pelo surf resultou na Serie Waves, uma coleção de artes inspiradas nas sensações que o vento do mar, o calor do sol e o movimento das ondas transmitem. [4]

As almofadas da linha Rio de Janeiro, trazem ilustrações da cidade, muito fofa eu diria que essa almofada é um cartão postal. (risos)

Uma marca de São Paulo, com o nome carioca. Club Rio é uma loja de roupas que fica em Santos. Amei o Design, que vai desde a coordenação e a criação de Marco Aurélio Kato e o Design de  Izabelle Alvares. [6]

Bom é isso...
Fico por aqui, espero que tenha gostado dessa matéria que fiz com carinho.
Em breve vou pegar mais inspirações sobre Design e o Rio de Janeiro, e volto a postar pra você!

Abraço!
Paulo Boaventura