Google Wifi: conexão de qualidade para a casa toda, agora no Brasil

Paulo Boaventura
39 Views
4 Min Read


Sem ‘pontos cegos’ de sinal

A maioria das pessoas utiliza a rede sem fio em casa por meio de um roteador centralizado. Porém, usar um único roteador para distribuir o sinal é como esperar que uma lâmpada ilumine todos os cômodos. As paredes e a distância dificultam que um único dispositivo consiga enviar um sinal forte para alguns locais, fazendo com que alguns cantos tenham um Wi-Fi lento ou ‘zonas mortas’ – onde o sinal fica muito fraco ou não chega.
Para atender a essas necessidades, o Google Wifi utiliza a  tecnologia mesh (que significa malha ou rede), que permite criar um sistema expansível de forma diferente à de um roteador tradicional ampliado por repetidores.

Quando dois ou mais roteadores do Google se conectam, eles trabalham juntos para entregar a mesma qualidade de sinal, não importa de qual ponto de Wi-Fi você esteja mais próximo. Isso permite, entre outras coisas, andar de um canto para outro da casa com um dispositivo conectado, sem que haja nenhuma perda de desempenho – o que pode ser muito útil, por exemplo, durante uma videoconferência em que a pessoa queira se locomover do quarto para a sala sem sair da chamada.

Além disso, nas residências de hoje, as redes sem fio precisam ser capazes de suportar, ao mesmo tempo, vários dispositivos conectados, alguns deles executando atividades de alta largura de banda – como streaming de vídeo ou jogos -, em cômodos diversos. O Google Wifi tem capacidade para processar até 100 dispositivos associados e várias transmissões de vídeo 4K simultaneamente.

Outro atributo importante integrado ao dispositivo é o Network Assist, uma tecnologia avançada que seleciona automaticamente o canal que esteja mais nítido (2,4 GHz ou 5GHz), ajudando a maximizar a conexão. O recurso ainda fornece insights úteis para melhorar o desempenho da rede, como sugerir que você mova um de seus roteadores para um ambiente em que obterá melhor desempenho.

Gerenciamento e segurança para as famílias

O Google Wifi também mantém a sua rede pessoal mais protegida, pois o sistema é constantemente atualizado com novas ações de segurança – e tudo isso é feito sem interromper sua conexão.
Para as famílias, há ainda outra funcionalidade importante: pais ou responsáveis poderão colocar os dispositivos das crianças em ‘pausa’, seja na hora de jantar, antes de dormir, ou em momentos para que elas possam brincar com outras atividades fora da tela.  O recurso também permite bloquear automaticamente o acesso a sites impróprios em dispositivos selecionados.
Além de todas essas vantagens, o novo dispositivo do Google tem um processo de instalação simples e intuitivo. Basta conectá-lo à energia e ao cabo de rede do modem de seu provedor de internet e abrir o app Google Home para fazer a configuração.
O aplicativo oferece várias funcionalidades, como criar senhas alternativas para convidados, testar facilmente a velocidade do Wi-Fi, visualizar os dispositivos conectados à rede e selecionar aqueles que terão prioridade para uma conexão ainda mais rápida.

Combina com a decoração da casa

TAGGED:
Share This Article